XXI ALAM
Resumo:1547-1


Poster (Painel)
1547-1POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE CUNNINGHAMELLA BERTHOLLETIAE NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE UTILIZANDO RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS
Autores:Patricia Mendes de Souza (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Marta Cristina Freitas Silva (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Adriana Almeida Antunes (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Daniele Gilvanise de Souza (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Nathália Sá Alencar do Amaral Marques (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Galba Maria de Campos Takaki (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO)

Resumo

Surfactantes são agentes ativos de superfície, amplamente utilizados em vários setores industriais. Estas moléculas, com propriedades anfifílicas, são produzidas química ou biologicamente. A grande maioria dos surfactantes disponíveis comercialmente é sintetizada a partir de derivados do petróleo. Em vista de suas vantagens ecológicas, existe um grande interesse comercial na substituição de surfactantes sintéticos por naturais. O objetivo deste trabalho foi estudar a produção de biossurfactante por Cunninghamella bertholletiae utilizando planejamento fatorial DCCR 22, para avaliar a influência dos componentes do meio: milhocina e óleo pós-fritura. Foram utilizados frascos de Erlenmeyer de 250 mL, contendo 100 mL de meio de cultura, segundo planejamento fatorial DCCR 22, pH 4,5. Em seguida, 1 mL da suspensão de 107 esporangiolos/mL foram inoculados nos frascos, mantidos sob agitação de 150 RPM e condição estática, por 96 horas, a 28ºC. A determinação da tensão superficial do líquido metabólico livre de células foi medida em tensiômetro semi-automático utilizando-se o anel de DU NUOY. Para determinação do índice emulsificação foi adicionado 2,0mL do sobrenadante de cultura a 1,0mL de substratos: óleo queimado de motor, óleo de soja, óleo de milho e óleo de canola, agitados em vórtex por 2 minutos. Os resultados obtidos ao final do cultivo indicaram a presença de biossurfactante na condição 2 (milhocina 4% e óleo pós-fritura 3%), sem agitação, ocorrendo redução da tensão superficial da água de 72 para 27,37 mN/m. Por outro lado, observou-se que a fermentação mantida sob agitação apresentou o menor valor de tensão superficial, reduzindo a tensão da água de 72 para 26,65mN/m na condição 1 (milhocina 8%, óleo de soja pós-fritura 3%). A tensão superficial vem sendo utilizada como um critério para selecionar micro-organismos produtores de biossurfactantes. Os maiores índices de emulsificação foram obtidos em óleo motor (50%), nas condições de cultivo, sem agitação. No entanto, nas amostras cultivadas sob agitação apenas a condição 2 (milhocina 4% e óleo pós-fritura 3%), apresentou índice de emulsificação de 50%. Os resultados obtidos demonstraram a produção de um potente e promissor tenso-ativo por Cunninghamella bertholletiae, com potencial de aplicação em diversos ramos industriais e meio de baixo custo.


Palavras-chave:  Cunninghamella bertholletiae, Resíduos Agroindustriais, Biossurfactante