XXI ALAM
Resumo:1544-1


Poster (Painel)
1544-1ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO EM UNIDADES DE SAÚDE NOS PONTOS DE ENTRADA E SAÍDA DO RESERVATÓRIO DA CIDADE DE MACEIÓ-AL
Autores:Rita de Cássia Vieira de Almeida Barbosa (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Elaine Cristina E Silva (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Danielle dos Santos Guimarães (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Larissa Isabela Oliveira Souza (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Eurípedes Alves da Silva Filho (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Paulo Costa Pereira (LACEN - Laboratorio de Saude Publica) ; Eurivam Ribeiro de Melo (VAM - Vigilância Ambiental de Maceió-AL) ; Alex Tenório Freire (LACEN - Laboratorio de Saude Publica) ; Alcides José Ramos Sales (LACEN - Laboratorio de Saude Publica)

Resumo

Os sistemas de abastecimento de água são de grande relevância, pois, permitem destinar a água potável para a comunidade com base nos seus equipamentos e instalações específicas. No Brasil a qualidade da água é normatizada pelo Ministério da Saúde, responsável por definir os valores máximos permitidos para as características bacteriológicas, organolépticas, físicas e químicas da água potável, e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente na qual institui números mínimos de amostras ou planos de amostragem. O presente trabalho objetivou analisar do ponto de vista microbiológico e físico-químico a água de abastecimento público em unidades de saúde no ponto de entrada (pré-reservatório) e saída (pós-reservatório) de estabelecimentos de saúde de Maceió-AL. Os procedimentos de coleta, conservação e transporte das amostras de águas seguiram as recomendações do Standard Methods for the Examination of Water and Wasterwater. As análises das amostras foram realizadas através da Técnica do Substrato Cromogênico Definido (COLILERT®) para coliformes totais e coliformes termotolerantes (Escherichia coli). Os parâmetros de qualidade físico-química da água, foram baseados na Portaria N° 2914/11 de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. Foram coletadas 36 amostras em 18 locais diferentes de coleta da cidade de Maceió-AL, nos pontos de entrada e saída da água. Quanto aos resultados 22,22 % (4/18) dos pontos de saída apresentaram-se contaminados por bactérias do grupo Coliformes totais e 5,55% (1/18), destes locais apresentaram Escherichia coli . Todas as amostras estavam em conformidade quanto à pesquisa de coliformes totais, Escherichia coli e bactérias heterotróficas nos pontos de entrada. Já quanto aos parâmetros físico-químico 33,3% (6/18) apresentaram não conformidade para os pontos de entrada e 55,5% (10/18) para os pontos de saída, principalmente com relação ao cloro residual que apresentou concentração abaixo da recomendada de 0,2mg.L-1. Houve um aumento de contaminação microbiológica e não conformidade físico-química nas amostras analisadas após reservatório em relação ao ponto de entrada. É importante que sejam tomadas medidas sanitárias cabíveis como limpeza periódica do reservatório, vedação e cloração, diminuindo os riscos de contaminação por meio de patógenos.


Palavras-chave:  ÁGUA DE ABASTECIMENTO, ANALISE DA ÁGUA, MICRORGANISMOS