XXI ALAM
Resumo:1541-2


Poster (Painel)
1541-2ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS DE CANA-DE-AÇÚCAR PRODUTORAS DE ÁCIDO INDOL-ACÉTICO E SOLUBILIZADORAS DE FOSFATO
Autores:Paulo Roberto Faria (LCTV - Universidade Federal de Goiás) ; Bruno Francesco Rodrigues de Oliveira (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Aysha Jussara Ivonilde Carrim (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Sérgio Tadeu Sibov (LCTV - Universidade Federal de Goiás) ; José Daniel Gonçalves Vieira (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo

A cultura da cana-de-açúcar ocupa lugar de destaque na economia brasileira desde a sua implantação até os dias de hoje. Os vegetais normalmente coexistem com os micro-organismos, entre eles os endofiticos. Bactérias endofíticas são as que possuem uma parte do seu ciclo de vida no interior dos vegetais, não causando, aparentemente, doenças nos mesmos, despertando grande interesse devido ao seu potencial biotecnológico. Atualmente, sabe-se que a cana-de-açúcar está associada a diferentes bactérias endofíticas com capacidade de fixação de nitrogênio. O cultivo de meristemas para a produção de mudas de cana-de-açúcar, pode eliminar estas bactérias dos seus tecidos. Este trabalho objetivou o isolamento de bactérias contaminantes de explantes de cinco diferentes variedades de cana-de-açúcar, a determinação de algumas características morfológicas, produção de ácido indol acético (AIA), solubilização de fosfato e a sensibilidade a antibióticos visando seu potencial biotecnológico. Explantes que apresentaram contaminação bacteriana foram encaminhados ao LAMAB/IPTSP/UFG para o isolamento e caracterização das mesmas. Os contaminantes foram inoculados em meio de cultura MS e incubados a 30ºC até o desenvolvimento de colônias, sendo as mesmas re-estriadas por cinco vezes, visando garantir a pureza das morfoespecies. Para determinação da solubilização de fosfato os isolados foram inoculados em placas de Petri contendo TSA com 1/10 da força, acrescido de CaHPO4, observando-se o aparecimento de um halo claro ao redor das colônias. Para determinação de AIA os isolados foram inoculados em tubos de cultivo contendo Caldo Tripticaseína de soja com 1/10 da força suplementado e não com L-triptofano. Estes foram incubados na ausência de luz, sob agitação a 130 rpm, 30ºC por 24 horas, posteriormente o reagente de Salkowski foi adicionado aos tubos e incubados por 30 minutos a 30°C na ausência de luz. O resultado positivo foi caracterizado pela formação de uma coloração rósea nos tubos suplementados. Para a determinação da sensibilidade dos isolados frente a diferentes antimicrobianos foi utilizado a metodologia de difusão em Agar com 11 antibióticos. Os resultados foram expressos como micro-organismo sensível ou resistente. Foram isolados 13 morfo-espécies bacterianas como bastonetes gram-positivos. Os resultados preliminares permitiu agrupar os mesmos em nove grupos, indicando uma diversidade com a presença, de pelo menos, nove espécies. Todos os isolados demonstraram capacidade de produção de AIA e solubilização de fosfato. Dos antibióticos testados somente Ciprofloxacino e Ceftazidima foram ativos frente aos isolados. Estes resultados sugerem um potencial biotecnológico dos isolados.


Palavras-chave:  Bactérias endofíticas, Cana-de-açúcar, Cultura de tecido, Promoção de crescimento vegetal