XXI ALAM
Resumo:1541-1


Poster (Painel)
1541-1Atividade antimicrobiana frente a Staphylococcus aureus e Staphylococcus aureus meticilina resistentes por actinomicetos isolados de solos
Autores:Bruno Francesco Rodrigues de Oliveira (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Thaís Maitan Vieira (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Aysha Jussara Ivonilde Carrim (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Geraldo Sadoyama (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; José Daniel Gonçalves Vieira (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo

Actinomicetos é um grupo diverso de bactérias gram-positivas com alto conteúdo de guanina-citosina em seu DNA, aeróbias, caracterizadas pelo crescimento filamentoso e formação de esporos durante seu ciclo de vida. São extensivamente distribuídos no solo e em outros ambientes terrestres nos quais demonstram um papel ecológico vital na decomposição de matéria orgânica e na reciclagem dos nutrientes. São especialmente reconhecidos pela produção de metabólitos secundários, moléculas não essenciais para o seu crescimento e reprodução, e que eventualmente possuem atividade biológica, principalmente como antimicrobianos. A elevação da incidência de patógenos infecciosos resistentes aos antimicrobianos atualmente empregados já é considerado um grave problema de saúde pública. A disseminação de infecções bacterianas de difícil resolução terapêutica é um dos maiores desafios dentro do caos contemporâneo da resistência microbiana, como as causadas por Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA). Esta resistência extrapola os limites das instituições de saúde e assombra a comunidade. Esta situação emergencial justifica um retorno a pesquisas que busquem micro-organismos produtores de novas substâncias bioativas para o combate desses perigosos patógenos. Este trabalho visou averiguar a atividade antimicrobiana de isolados de actinomicetos oriundos do solo do Cerrado goiano e Mata Atlântica capixaba, frente a cepas-padrão de Staphylococcus aureus ATCC 25923, Escherichia coli ATCC 25922, Bacillus subtilis ATCC 6633 e um MRSA de origem hospitalar. Os actinomicetos foram crescidos por 14 dias em meio Agar ISP-2. A avaliação da atividade antimicrobiana foi realizada cortando o Agar, após o crescimento, em plugs de 7 mm. Os plugs foram inoculados em placas de Agar Müller-Hinton previamente inoculadas com os indicadores e incubadas por 24 horas a 35°C. De um total de 11 isolados de actinomicetos testados, 10 (90,9%) apresentaram atividade frente a S. aureus, S. aureus MRSA e Bacillus subtilis. Um isolado RKX 13 não apresentou atividade frente as bactérias indicadoras testadas. Todos os isolados de actinomicetos não apresentaram atividade frente a Escherichia coli. Observa-se que os actinomicetos testados possuem ação frente as bactérias gram-positivas testadas apresentando um potencial de compostos bioativos antimicrobianos frente aos Staphylococcus aureus testados.


Palavras-chave:  Staphylococcus aureus, MRSA, Actinomicetos, Bioatividade