XXI ALAM
Resumo:1539-1


Poster (Painel)
1539-1Seleção e identificação de leveduras assimiladoras de D-xilose associadas ao bagaço de cana-de-açúcar e à torta de filtros amostrados em usinas de álcool combustível no Brasil.
Autores:Débora Gonçalves Chaves (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Renata de Oliveira Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Carlos Augusto Rosa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

O xilitol, produto intermediário do metabolismo de leveduras assimiladoras de xilose, tem sido muito utilizado como substituto à sacarose por ser metabolismo-independente de insulina, e em composições de substâncias utilizadas na higiene oral, em função de sua propriedade anticariogênica. A produção do xilitol utilizando micro-organismos em hidrolisados hemicelulósicos pode reduzir os custos dos processos atualmente empregados. Diferentes espécies de leveduras têm sido descritas como boas produtoras de xilitol. Esse trabalho objetiva identificar leveduras assimiladoras de D-xilose associadas ao bagaço de cana e torta de filtros e caracterizar as linhagens potencialmente produtoras de xilitol. Cem amostras de bagaço de cana e sessenta amostras de torta de filtros foram coletadas em seis diferentes usinas de álcool no Brasil. As amostras foram processadas em meios contendo xilose e xilana como únicas fontes de carbono. As leveduras foram identificadas segundo métodos fisiológicos e moleculares. 463 isolados de leveduras foram obtidos e agrupados em 26 espécies. O gênero Trichosporon foi predominante, com sete espécies identificadas, seguido pelo gênero Candida, representado por seis espécies. Os gêneros Arxula, Cryptococcus, Kluyveromyces, Lindnera, Meyerozyma, Pichia, Stephanoascus, Sugiyamaella, Zygoascus e Wicherhamomyces também foram obtidos. Candida tropicalis foi espécie predominante, com 167 isolados. Trichosporon mycotoxinivorans foi representada por 57 isolados. A espécie Candida tartarivorans foi representada por 49 isolados. Linhagens de C. tropicalis já foram isoladas a partir de biomassa lignocelulósica e caracterizadas como boas produtoras de xilitol. A espécie T. mycotoxinivorans já foi isolada a partir de bagaço de cana, sendo descrita como produtora de celulases extracelulares. A espécie C. tartarivorans foi isolada de borras secas de fermentação de vinho e a descrição desta espécie foi baseada em apenas um isolado. No presente trabalho, é feito pela primeira vez, o registro do isolamento de 49 isolados desta espécie, cujos dados relacionados a biotecnologia são ainda desconhecidos. A diversidade de leveduras assimiladoras de xilose observadas evidencia o potencial desses isolados em se adaptarem à biomassa lignocelulósica e esses isolados ainda serão testados quanto a produção de xilitol a partir de hidrolisados hemicelulósicos.


Palavras-chave:  Xilitol, Fermentação de xilose, Biomassa lignocelulósica, Leveduras, Hidrolisado hemicelulósico