XXI ALAM
Resumo:1535-1


Poster (Painel)
1535-1Bioprospecção de enzimas lignocelulolíticas por actinomicetos endofíticos para produção de etanol de segunda geração.
Autores:Carla Montanari Mergel (ICB II - Instituto de Ciências Biomédicas) ; Diogo Robl (ICB II - Instituto de Ciências Biomédicas / CTBE - Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol) ; Juan Diego Rojas (ICB II - Instituto de Ciências Biomédicas) ; Sindelia Freitas Azzoni (CTBE - Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol) ; Gabriel Padilla Maldonado (ICB II - Instituto de Ciências Biomédicas)

Resumo

Materiais lignocelulolíticos representam 50% de biomassa terrestre e são uma alternativa para a produção de etanol. A produção do etanol de segunda geração usa resíduos agro-industriais que após tratamento enzimático gera açúcares fermentáveis. Microorganismos endofíticos são capazes de colonizar o interior de tecidos de plantas sem causar doenças, destacam-se as bactérias filamentosas denominadas de actinomicetos que são grandes produtores de compostos de interesse industrial. Este estudo visa bioprospectar enzimas lignocelulolíticas em linhagens de actinomicetos endofíticos para aplicação na produção de etanol de segunda geração. Uma coleção de 40 linhagens de actinomicetos endofíticos foi triada em relação a sua atividade lignocelulolítica. Foram realizados ensaios mudando a fonte de carbono por substratos específicos (Xilana, CMC e Licor), verificando a atividade enzimática pelo surgimento de halos de degradação. A triagem foi complementada por ensaios por PCR utilizando primers específicos e degenerados para beta-glucosidase, arabinofuranosidase e endoglucanase. Os resultados mostram que 75% das linhagens apresentaram halos de degradação visualizados por solução de vermelho congo, onde a somatória dos índices de hidrólise foi maior que 1; 24% das linhagens não apresentaram halos em nenhuma das fontes testadas, e ao menos 1% formou halos em apenas uma delas. Os positivos cepas A10, A21 e CO7 tiveram índices maior ou igual ao do controle Streptomyces lividans TK21. A triagem por PCR, mostrou que mesmo para algumas linhagens que não apresentaram halos, os genes que codificam para endoglucanase, beta-glucosidade e arabinofuranosidase estão presentes, estas enzimas formam parte do complexo de celulases e hemicelulases e são chave para a degradação de compostos presentes na parede celular de plantas. Por se tratar de um complexo multienzimático, mais enzimas estão envolvidas como as pectinases, acetil xilana esterases, feruloil esterases e outras. Os actinomicetos endofíticos são uma importante fonte de hidrolases.


Palavras-chave:  Biprospecção, Actinomicetos, Endofíticos, Enzimas lignocelulolíticas, Etanol de segunda geração