XXI ALAM
Resumo:1534-1


Poster (Painel)
1534-1Quantificação de Salmonella Enteritidis em ceco de frangos inoculados com esta bactéria e tratados com prebiótico e probiótico.
Autores:Fernanda Gonzales Paião (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) ; Lara Munique Ferracin (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Leticia Sayuri Murate (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Angelo Berchieri Júnior (UNESP - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”) ; Massami Shimokomaki (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná / UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

A Salmonelose é um problema de saúde coletiva a qual envolve questões de sanidade animal e de manejo de alimentos que requerem práticas conjugadas para minimizar seus efeitos. Essa enfermidade é uma das zoonoses com maior impacto sobre a saúde pública em todo o mundo devido à: elevada endemicidade, difícil controle e, sobretudo, pelo desenvolvimento de resistência a antimicrobianos. Este último tem levado a busca de alternativas no controle as quais incluem probióticos, prebióticos, ácidos orgânicos, entre outros. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a utilização de um prebiótico e um probiótico, adicionados à ração para o controle de Salmonella enterica sorovar Enteritidis (SE). Para isso foram alojados 35 pintainhos com 1 dia de vida, divididos em 3 tratamentos de 10 animais cada. No dia de chegada, 5 animais foram eutanasiados e necropsiados para a coleta de forma asséptica do ceco, fígado e coração para pesquisa de Salmonella spp. e todas as aves apresentaram-se negativas. O restante dos animais foram foram inoculados com 1 mL de solução oral de SE na concentração 109 UFC/mL. Os animais foram mantidos em temperatura ideal de conforto para as aves, com fornecimento de água e ração à vontade sendo alimentadas com ração balanceada com e sem probiótico. Aos 7 após a inoculação, 10 aves por tratamento foram eutanasiadas e necropsiadas para a coleta de forma asséptica do conteúdo cecal. Este foi acondicionado em criotubos e mantidos a -70° C até seu uso para extração do DNA com kit DNA stool (Qiagen). Para tal utilizou-se o sistema Taqman, com par de iniciadores e sondas desenhados com base no gene sef A de SE. DNA de 6 aves de cada tratamento foram utilizados para detecção e quantificação de SE. Todas aves do tratamento controle (sem aditivos) apresentaram SE 10 cópias do gene sefA/0,2g de conteúdo cecal. Das amostras tratadas com prebiótico 3 não apresentaram a bactéria, 2 apresentaram 1 cópia do gene sefA/0,2g de conteúdo cecal e 1 delas apresentou 100 cópias do gene sefA/0,2g de conteúdo cecal. No tratamento com probiótico todas amostras avaliadas apresentaram 10 cópias do gene sefA/0,2g de conteúdo cecal. As amostras tratadas com probiótico e prebiótico apresentaram redução significativa de SE em relação às amostras não tratadas.


Palavras-chave:  Prebiótico, Probiótico, Salmonella enterica sorovar Enteritidis.