XXI ALAM
Resumo:1514-2


Poster (Painel)
1514-2AVALIAÇÃO DO EFEITO MODULADOR DOS EXTRATOS DE Anacardium occidentale L. E Myracrodruon urundeuva Allemão FRENTE A LINHAGENS DE Staphylococcus aureus RESISTENTES À PENICILINA
Autores:Luanne Eugênia Nunes (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Wilma Raianny Vieira da Rocha (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Anna Paula Porto Viana (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Anna Flávia Costa Fernandes (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Thúlio Antunes de Arruda (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Raissa Mayer Ramalho Catão (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

A busca de novos agentes antimicrobianos é fonte de vários estudos, uma vez que o elevado potencial de recombinação genética das bactérias tem provocado o aumento de cepas com perfis de resistência e tornado ineficazes os fármacos antimicrobianos convencionais. Assim, o uso associado de plantas medicinais e drogas antimicrobianas convencionais é uma solução terapêutica para o tratamento de infecções por micro-organismos multirresistentes. O trabalho objetivou avaliar a atividade moduladora dos extratos etanólicos (EE) de Anacardium occidentale (cajueiro) e Myracrodruon urundeuva (aroeira) frente a cepas de Staphylococcus aureus resistentes à penicilina. Duas cepas de S. aureus resistentes à penicilina foram testadas frente aos EE brutos [100%] e nas respectivas concentrações inibitórias mínimas –CIM [25%], utilizando-se o método de disco difusão para as avaliações da atividade antimicrobiana e do efeito modulador. Os discos de penicilina [10 UI] foram embebidos com 20 microlitros dos respectivos EE brutos e suas CIMs. Foram preparadas suspensões bacterianas, com turbidez compatível ao tubo 0,5 da escala de McFarland, que foram semeadas em placas de ágar Mueller Hinton. Após o semeio, os discos previamente embebidos e identificados, foram colocados na superfície das placas que foram incubadas a 37ºC/24h e lidas após este período, verificando-se e comparando-se o diâmetro dos halos de inibição de crescimento dos EE isolados, em associação com a penicilina e dos discos de penicilina. Os testes foram realizados em duplicata. Os EE apresentaram atividade antibacteriana frente às cepas testadas. Quando os extratos foram testados em associações com a penicilina não foi observada a modificação do perfil de sensibilidade das cepas ao antimicrobiano, porém observou-se um efeito interativo nas associações, evidenciado quando os extratos foram utilizados na CIM, este efeito foi verificado mediante o aumento no diâmetro dos halos quando comparados aos halos dos discos de penicilina isolados. O perfil de resistência das cepas permaneceu inalterado. Porém, novos estudos devem ser realizados a fim de esclarecer o efeito interativo observado. O estudo indica como promissora a utilização das associações entre plantas medicinais e drogas antimicrobianas no tratamento das infecções.


Palavras-chave:  Aroeira, Cajueiro, Efeito interativo