XXI ALAM
Resumo:1513-1


Poster (Painel)
1513-1Avaliação do papel do estresse oxidativo e nitroativo na morte celular do fungo Trichophyton rubrum após terapia fotodinâmica antimicrobiana
Autores:Ludmila de Matos Baltazar (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Betânia Maria Soares (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Hellen Cristina Carneiro (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Thiago Vinícius Ávila (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Danielle da Glória Souza (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Marcos Vinícius Lucas Ferreira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Marcus Pinotti (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Daniel de Assis Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Patrícia Silva Cisalpino (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Micoses cuja etiologia é atribuída ao Trichophyton rubrum são de tratamento difícil, justificando o estudo de terapias alternativas como a inibição fotodinâmica antimicrobiana (IFDa), que se baseada nos efeitos biológicos ocorridos após a administração de um fotoabsorvedor (FA) e sua ativação por luz visível. Acredita-se que o mecanismo de morte após IFDa ocorra ou por produção de radicais livres ou produção de oxigênio molecular singleto. Neste trabalho, foi avaliada produção de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio (ROS e RNS) após IFDa frente ao isolado ATCC 28189 de T. rubrum. O FA empregado foi azul de orto-toluidina (TBO) na concentração de 10 μg/mL e dose do diodo emissor de luz (LED), a 630nm, de 48 J/cm2. A avaliação de ROS e RNS foi realizada utilizando as sondas DHR 123, DAF e DCDHF-DA para detecção de peroxinitrito (ONOO•), óxido nítrico (NO•) e ROS, respectivamente. Os sequestradores de ONOO• (Fetpps) e de superóxido (O-2) (Tiron) e inibidor da enzima óxido nítrico sintase (NOS) foram utilizados para a confirmação da participação destes radicais no mecanismo de ação da IFDa. Os inóculos fúngicos foram tratados em placas de poliestireno escuras e semeados em agar batata dextrose. O tratamento nas condições ótimas previamente estabelecidas, TBO a 10 μg/mL e dose de LED de 48 J/cm2 resultou em redução da viabilidade de 100%. Os níveis de ROS e ONOO● e NO● foram significativamente (p<0,0001) aumentados pela IFDa indicando que essas espécies são importantes na atividade fungicida do fototratamento. A adição de sequestradores de ONOO• e ROS e inibidor da NOS reduziu o efeito do fototratamento (p<0,0001) e promoveu, de maneira concentração dependente, o aumento da viabilidade do fungo mesmo após o tratamento (p<0,05). Estes dados demonstram a eficácia da IFDa na redução da viabilidade de T. rubrum e comprovam o papel do estresse oxidativo e nitroativo na morte do fungo.


Palavras-chave:  Inibição fotodinâmica antimicrobiana, Fotoabsorvedor, ROS, RNS, Trichophyton rubrum