XXI ALAM
Resumo:1512-3


Poster (Painel)
1512-3Estratégias de ensino de microbiologia para o ensino fundamental: experiências em uma escola pública de Cuiabá, MT.
Autores:Andressa Motta Pereira (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Tamirys Gomes da Silva (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Marizeti Cecília dos Santos (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Rossean Golin (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Danila Soares Caixeta (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Zoraidy Marques de Lima (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Eduardo Beraldo de Morais (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

As ações dos micro-organismos no ambiente são responsáveis por imensuráveis benefícios e malefícios ao homem. O aumento da produção agrícola e benefícios ambientais como tratamento de esgotos além da produção de fármacos, alimentos e combustíveis são exemplos de processos mediados por micro-organismos. Por outro lado, tem se evidenciado ações negativas como surtos de doenças virais e bacteriológicas e deterioração de diversos materiais fazendo com que grande parte da população tenha uma concepção negativa dos micro-organismos. Neste trabalho, o objetivo foi permitir a compressão dos diversos grupos microbianos e suas principais funções no ambiente por alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Agenor Ferreira Leão, Cuiabá, MT. Foram desenvolvidas palestras com abordagem das características dos diversos grupos microbianos e seus benefícios e malefícios. Atividades práticas também foram desenvolvidas para integrar as informações proferidas e complementar a concepção dos discentes sobre o assunto. Dentre as atividades práticas, uma em especial é simples e de fácil aplicação: cinco copos plásticos receberam uma porção de mingau, sendo que um ficou exposto ao ambiente sem proteção, outro foi coberto com um filme plástico, no terceiro acrescentou-se óleo vegetal, o quarto foi acrescido de vinagre e o último permaneceu na geladeira. Diariamente os alunos procediam as anotações e explicavam como os micro-organismos apareciam por ali. Em outra atividade, placas de Petri contendo Agar Nutriente e Agar Sabouraud ficaram exposta ao ambiente por 15 minutos, assim foi possível abordar conceitos como ubiqüidade microbiana, colônias microbianas além da demonstração de como estes seres podem ser cultivados no laboratório. Uma terceira atividade pôde destacar a importância da higiene pessoal: os alunos tocaram as mãos sem lavar nos meios de culturas citados, depois novamente com as mãos lavadas com sabão e por último com as mãos desinfetadas com álcool analisando os resultados após uma semana. Ressalta-se a análise positiva de tal projeto considerando que atividades como essas são ferramentas simples e possuem grandes repercussões na compreensão do mundo microbiano pelos alunos de ensino fundamental contribuindo para destacar a importância da higiene e também desmistificar a idéia de que os micro-organismos só trazem malefícios aos seres humanos.


Palavras-chave:  Ensino fundamental, Atividades práticas, Bactérias, Fungos, Vírus