XXI ALAM
Resumo:1512-1


Poster (Painel)
1512-1Avaliação da biodegradação de diesel e biodiesel por fungos filamentosos usando um método colorimétrico.
Autores:Ana Vitória de Paula Rothebarth (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Bruna de Rossi (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Laylla Fernanda da Silva (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Caio César Machado E Silva (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Rossean Golin (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Danila Soares Caixeta (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Zoraidy Marques de Lima (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Eduardo Beraldo de Morais (UFMT / DESA - Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

A poluição do ambiente por derivados de petróleo tem causado grandes danos aos ecossistemas. Várias metodologias de remediação têm sido desenvolvidas nas últimas décadas, dentre elas a biorremediação, que devido à utilização de micro-organismos se destaca como uma técnica econômica e ambientalmente vantajosa. Neste contexto, este trabalho avaliou a capacidade de fungos filamentosos isolados de efluentes de usina de biodiesel em biodegradar o diesel puro e biodiesel B20 e B50 em meio mineral que continha estes combustíveis como única fonte de carbono e 50 mg/L do indicador redox 2,6-diclorofenol indofenol (DCPIP). Esporos dos fungos (10⁶/mL), dois do gênero Penicillium , três do gênero Cladosporium e três não identificados, foram inoculados em erlermeyers que continham o meio e incubados a 28ºC por 14 dias. A biodegradação foi acompanhada indiretamente pela quantificação do DCPIP reduzido, em espectrofotômetro UV/Vis (λ=600 nm), uma vez que este indicador age como aceptor de elétrons provenientes da biodegradação da fonte de carbono com alteração de sua cor azul (forma oxidada) para incolor (forma reduzida). Os resultados demonstraram que todas as linhagens fúngicas tiveram a capacidade de biodegradar os combustíveis estudados com maior potencial para o B50 seguido pelo B20. Entretanto, o fato do isolamento dos fungos ter sido efetuado em meio mineral contendo B50 pode explicar a maior facilidade de degradação do mesmo. As linhagens de Penicillium apresentaram o maior potencial de degradação para os três combustíveis sendo que após o sexto dia de experimento ocorreu a completa redução do DCPIP nas fontes de carbono B20 e B50 evidenciado pela completa descoloração do meio. Em sequência, as linhagens de Cladosporium também apresentaram um potencial de degradação considerável e as linhagens não identificadas tiveram menor eficiência. Esta técnica utilizando a quantificação da redução do DCPIP como indicador da biodegradação de diesel e biodiesel se mostrou simples e útil para comparar o potencial de diversas espécies microbianas. As linhagens isoladas Penicillium e Cladosporium possuem potencial para a aplicação em processos biorremediativos de ambientes contaminados pelos combustíveis estudados.


Palavras-chave:  Biorremediação, 2,6-diclorofenol indofenol, Efluente de usina de biodiesel, Biocombustível