XXI ALAM
Resumo:1488-1


Poster (Painel)
1488-1BIODEGRADAÇÃO DE QUEROSENE EM ÁGUA DO MAR POR LEVEDURA HALO-ALCÁLI-TOLERANTE PRODUTORA DE BIOSSURFACTANTES E BIOEMULSIFICANTES
Autores:Jupiranan Ferreira da Silva (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais) ; Galba Maria Campos Takaki (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais) ; Clarissa Daisy da Costa Albuquerque (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco / NPCIAMB - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais)

Resumo

Acidentes durante o transporte marítimo de derivados de petróleo - como gasolina, óleo diesel e querosene - têm contribuído para a contaminação por hidrocarbonetos de ecossistemas terrestres e aquáticos. Entretanto, pesquisas sobre remediação de água do mar contaminada por querosene, apesar de importantes, ainda são escassas. No presente trabalho, a degradação de querosene e a produção de biosurfactantes/bioemulsificantes por Candida lipolytica UCP 0988 em água do mar - coletada em praia próxima a Refinaria Abreu e Lima, no Porto de Suape, em Pernambuco- foi investigada em escala de laboratório. Um planejamento fatorial completo 24 foi realizado para avaliar os efeitos e interações do pH inicial (6, 10 e 14) e das fontes de carbono (querosene a 10, 20 ou 30% v/v), nitrogênio (sulfato de amônio) e fósforo (fosfato monobásico de potássio) sobre a concentração da biomassa, a atividade de emulsificação e a tensão superficial dos líquidos metabólicos livres de células de levedura. Um total de 20 experimentos, incluindo 4 repetições no ponto central, foi realizado a 28° C, com agitação de 200 rpm, durante 120 horas, em frascos de Erlenmeyer de 1L com volume útil de 750 mL. Os meios com pH inicial 14 apresentaram concentração média de biomassa igual a 13,43 ± 4,19 g/L, pH finais variando entre 7,75 e 12,72; salinidades finais variando entre 50 e 75 ppt, atividades de emulsificação para emulsões óleo de motor-em-água variando entre 4,05 e 5,79 UAE e tensões superficiais variando entre 33,78 e 44,22 mN/m. A maior concentração de biomassa (19,4 g/L) foi observada em meio com pH inicial 14; pH final 11,8 ; salinidade 70 ppt, atividade de emulsificação para emulsões óleo de motor-em-água 6 UAE e tensão superficial 39,36 mN/m. A menor tensão superficial (33,78 mN/m) foi observada em meio com pH inicial 14; pH final 12,72; salinidade 60 ppt e concentração de biomassa igual a 7,62 g/L. O aumento do pH, o aumento da concentração de querosene, o aumento da concentração de fosfato de potássio,nesta ordem, foram os fatores que mais favoreceram o aumento da concentração de biomassa. O aumento do pH de 6 para 14 foi o único fator que favoreceu a redução da tensão superficial. A interação do pH com o fosfato monobásico de potássio exerceu um efeito positivo e o aumento da concentração de querosene um efeito negativo, ambos significativos do ponto de vista estatístico, sobre o aumento da atividade de emulsificação para emulsões água-em-óleo de motor. Os resultados obtidos mostram a capacidade da levedura utilizar querosene, como única fonte de carbono em água do mar extremamente alcalina, suplementada com fontes de nitrogênio e fósforo e o potencial de aplicação dos biosurfactantes/bioemulsificantes produzidos em biorremediação.


Palavras-chave:  Água do Mar, Biodegradação, Bioemulsificante, Biossurfactante, Querosene