XXI ALAM
Resumo:1481-1


Poster (Painel)
1481-1Efeito da suplementação com Ferro (III) na degradação do alquilbenzeno linear sulfonado em reator anaeróbio de manta de lodo
Autores:Tiago Palladino Delforno (USP - SÃO CARLOS - Universidade de São Paulo) ; Alana G. L. de Moura (USP - SÃO CARLOS - Universidade de São Paulo) ; Dagoberto Y. Okada. (USP - SÃO CARLOS - Universidade de São Paulo) ; Maria Bernadete A. Varesche (USP - SÃO CARLOS - Universidade de São Paulo)

Resumo

Alquilbenzeno Linear Sulfonado (LAS) é o surfactante aniônico mais usado no mundo em diversos produtos de higiene e limpeza. Quando descartado no ambiente, por meio esgoto doméstico ou água residuária industrial, pode acarretar a formação de espuma e, consequente, inibição dos processos de autodepuração dos cursos d’água e disseminação de impurezas. A concentração de LAS em esgoto doméstico pode variar de 1 a 22 mg/L. Além disso, a ausência de aceptores finais de elétrons, em condição metanogênica, pode representar uma barreira na remoção de compostos recalcitrantes, como o LAS. Microrganismos redutores de Fe(III) têm recebido especial interesse devido ao seu papel na biorremediação de ambientes contaminados com hidrocarbonetos aromáticos. Dessa forma, foi avaliada a eficiência de remoção de LAS em reator UASB (upflow anaerobic sludge blanket), sob condição ferro redutora. O reator UASB foi operado por 207 dias divididos em duas etapas (Etapa I – adaptação da biomassa a condição ferro redutora e Etapa II – adição de LAS afluente). O inóculo (12,4 gSTV/L - sólidos totais voláteis) foi proveniente de reator UASB usado no tratamento de água residuária de abatedouro de aves . A carga específica de LAS aplicada foi de 0,59 ± 0,17 mg/gSV.d (10mgLAS/L – de LAS afluente), TDH (tempo de detenção hidráulica) global de 37,5 ± 10,7 h, DQO (demanda química de oxigênio) afluente de 870 ± 325 mg/L (Etapa I) e 476 ± 296 mg/L (Etapa II) em meio mineral modificado acrescido de 7,5 mMol de EDTA-Fe(III) e condição mesofílica (30º C). No inóculo e ao final das etapas do reator foram quantificados os microrganismos redutores de ferro pela técnica de tubos múltiplos (NMP). A eficiência de remoção de DQO foi de 60 % na Etapa I e 74 % na Etapa II. Para esse sistema foi observada remoção de LAS de 82 ± 12 % sendo que apenas 9 % ficaram adsorvidos na manta de lodo. Notou-se diminuição do número mais provável (NMP) de microrganismos redutores de ferro do inóculo (2,5 x 1011 NMP/gSTV) para as amostras do reator UASB (Etapa I e Etapa II ~ 5,0 x 1010 NMP/gSTV). A redução de Fe(III) foi de 78 % na Etapa I e 81 % na Etapa II. Comparando com os resultados na literatura a adição de uma fonte exógena de aceptor final de elétrons corroborou para maior eficiência de remoção de LAS.


Palavras-chave:  surfactante aniônico, digestão aneróbia, número mais provável