XXI ALAM
Resumo:1470-1


Poster (Painel)
1470-1Prevalência, produção de enzimas hidroliticas e formação de biofilme de Candida spp. isoladas da cavidade bucal de pacientes portadores de Diabetes
Autores:Jussevania Pereira Santos (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Natalia Souza Botelho (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Suelen Balero de Paula (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Alexandre Tadachi Morey (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Eliandro Reis Tavares (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Ludmila Vilela Pereira Gomes (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Sueli Fumie Yamada Ogatta (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Lucy Megumi Yamauchi (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Diabetes Mellitus (DM) é um problema de saúde pública mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que existem 170 milhões de portadores dessa enfermidade no mundo, sendo 12 a 15 milhões no Brasil. DM não controlada constitui-se em fator de risco para desenvolvimento de várias infecções, sendo a candidíase bucal particularmente prevalente nesses indivíduos. Vários fatores de virulência contribuem para a patogênese de Candida spp., entretanto o conhecimento desses atributos em isolados provenientes de pacientes portadores de DM ainda são escassos na literatura. O objetivo deste trabalho foi isolar e identificar espécies de Candida da mucosa bucal de pacientes portadores de DM, determinar a hidrofobicidade da superfície celular (HSC) e a capacidade de formar biofilme em poliestireno, e analisar a expressão de protease e fosfolipase. As amostras de enxágue bucal de 125 pacientes portadores de DM atendidos em Unidades Básica de Saúde do município de Maringá-PR, foram semeadas em meio CHROMagar Candida®. A identificação das leveduras foi realizada por métodos fenotípicos padrões e por PCR. Os resultados mostram uma prevalência de C. albicans (55,4%), seguido de C. tropicalis (26,1%), e outras espécies (18,5%). A HSC foi avaliada utilizando xileno como hidrocarboneto e os resultados expressos como a porcentagem da diminuição da densidade óptica da fase aquosa do teste comparado ao controle. Os isolados foram classificados como altamente (25%), moderadamente (40,2%) e fracamente hidrofóbicos (34,8%), variando de 14,8±8,2 a 82,2±5,7. Quase todos os isolados foram capazes de formar biofilme na superfície de poliestireno, sendo classificados em não formadora (10,9%), baixa (14,1%), moderada (14,1%) e alta formadora (60,9%) de biofilme. Alguns isolados apresentaram atividade proteolítica em meio mínimo para fungos contendo caseína de leite 0,6% como substrato. Dentre eles, 17,4% e 1,1% apresentaram intermediária e baixa atividade de protease, respectivamente. Somente 17,4% dos isolados apresentaram atividade de fosfolipase em ágar Sabouraud suplementado com 4% emulsão de gema de ovo, e estes foram classificados como fracamente (12%) ou moderadamente (5,4%) produtores. Assim esse trabalho mostra que pacientes portadores de DM são colonizados por diferentes espécies de Candida, e essas amostras isoladas apresentam um aumento na expressão dos fatores de virulência além de possuirem a capacidade de formar biofilme.


Palavras-chave:  Candida spp., Diabetes Mellitus, Fatores de Virulência