XXI ALAM
Resumo:1469-1


Poster (Painel)
1469-1A contribuição do glicerol na manutenção na interrelação formiga-fungo-bactéria estabelecida nos ninhos de Atta sexdens
Autores:Celia G Siqueira (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Maurício Bacci (UNESP - Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro/SP)

Resumo

Introdução. As formigas cortadeiras Atta sexdens alimentam a cultura de fungo simbionte Leucoagaricus gongylophorus com material vegetal, e carregam em seu corpo o actinomiceto do gênero Pseudonocardia, produtor de antibióticos que inibem especialmente fungos do gênero Escovopsis, parasitas do jardim de fungo. O fungo, por sua vez, degrada os polímeros complexos do material vegetal, convertendo-os em subtâncias palatáveis para as formigas, que retornam à cultura de fungo seu líquido fecal, rico em enzimas e glicerol, entre outras substâncias. Neste trabalho analisou-se a concentração de triglicérides no líquido fecal e a capacidade do fungo simbionte de utilizar glicerol como substrato. Material e Métodos. Triglicérides foram quantificados no líquido fecal com o Kit GPO-ANA. A cultura de fungo, mantida em meio sólido A, foi transferida para meio líquido YNB, pH 5,0 (tampão acetato de sódio 50mM), acrescido de 0,5 g.100mM-1 glicerol e incubado a 25oC por 30 dias. Os meios foram, então, filtrados com papel Whatmam nº 1, em filtro de poro de 0,45 μm, dialisados e liofilizados. A variação da massa celular foi estimada pela equação V= F /I (onde F = massa final, I = massa inicial, e V = variação de massa de células; peso seco do inóculo = 5% do peso líquido). O ensaio enzimático (polissacaridases e dissacaridases) com uma alíquota do meio de cultivo, foi realizado a 25ºC, entre 10 e 120 minutos, com igual volume de solução de substrato (tampão acetato de sódio 50mM), com a concentração de a 0,5 g.100mM-1 de polipectato de sódio, celulose, carboximetilcelulose, amido ou xilana, e 2,0g.100mM-1 de maltose, sacarose, trealose ou celobiose. A atividade de despolimerases foi determinada pelo método de DNS e as atividades de dissacaridases pelo método de glicose-oxidase. Resultados e dicussão. Na composição do líquido fecal foram detectados 8,4% de triglicérides, que favorecem a presença do actinomiceto nos ninhos, devido a sua afinidade pelo glicerol. Além disso, o fungo apresentou aumento de 57% de massa celular após o período de incubação e no meio de cultivo foram detectadas atividades (U.mg-1) de celobiase (35,1), sacarase (19,3), maltase (11,2), trealase (5,2) e pectinase (0,5 U.mg-1). Entretanto, o glicerol inibiu a produção de celulase, xilanase e amilase pelo fungo. Este resultado sugere que a presença glicerol pode ser importante para o terceiro simbionte, os actinomicetos, e mostra participação ativa das formigas na simbiose. Além disso, este substrato, bem como outros componentes do líquido fecal, pode desempenhar atividades ainda desconhecidas no ecossistema dos ninhos o que indica a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o tema.


Palavras-chave:  simbiose, formigas cortadeiras, glicerol, actinomiceto, fungo