XXI ALAM
Resumo:1464-2


Poster (Painel)
1464-2Positividade e principais agentes causadores de infecções de corrente sanguínea isolados de hemoculturas de pacientes submetidos a transplante de medula óssea.
Autores:Adriano Martison Ferreira (UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA / HAC - HOSPITAL AMARAL CARVALHO) ; Edivaldo Javaroni (HAC - HOSPITAL AMARAL CARVALHO) ; Silvio Fernando Perez Pollini (HAC - HOSPITAL AMARAL CARVALHO) ; Paulo de Souza Gambarini (HAC - HOSPITAL AMARAL CARVALHO) ; Sylvio Pollini (HAC - HOSPITAL AMARAL CARVALHO) ; Brigida Aparecida Reis (HAC - HOSPITAL AMARAL CARVALHO) ; Isabel Cristina Lopes da Silva (UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA)

Resumo

Introdução: o transplante de células-tronco hematopoéticas tem sido amplamente utilizado para o tratamento de doenças oncológicas e hematológicas. Embora o transplante tenha ajudado a melhorar a sobrevida do paciente, o risco de desenvolver infecção durante a hospitalização é uma importante causa de morbidade e mortalidade. Neste contexto, o laboratório de microbiologia tem um papel extremamente relevante no manejo de pacientes com bacteremia, uma vez que a hemocultura positiva é um indicador altamente específico de infecções da corrente sanguínea (ICS). A identificação do micro-organismo e o antibiograma orientam a terapia antimicrobiana apropriada, cuja aplicação precoce tem demonstrado redução na mortalidade. Objetivo: avaliar a positividade e os principais agentes causadores de ICS em hemoculturas de pacientes que foram submetidos a transplante de medula óssea (TMO), em um hospital oncológico do interior do estado de São Paulo, no período de 01 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2011. Materiais e métodos: as hemoculturas foram coletadas de maneira asséptica de cateter venoso central e sangue periférico em frascos aeróbios BacT/ALERT® FA e PF (adulto e pediátrico, respectivamente), enviadas ao laboratório à temperatura ambiente imediatamente após a coleta e processadas em aparelho automatizado BacT/ALERT® (Biomérieux). Resultados: foram realizadas um total de 2178 hemoculturas, sendo que 266 (12,2%) foram positivas e 1912 (87,8%) negativas. O micro-organismo isolado com maior frequência foi estafilococos coagulase negativa 94 (34,6%), seguido de E. coli 31 (11,4%), sendo que 10 (32,2%) foram ESBL (beta-lactamase de espectro ampliado) positivo, K. pneumoniae 21 (7,7%), sendo 6 (28,5%) ESBL positivo, Pseudomonas aeruginosa 19 (7,0%), Candida spp. 15 (5,5%), S. aureus 13 (4,8%) e outros 29%. Discussão e conclusão: em relação aos principais micro-organismos isolados nossos achados corroboram os resultados encontrados na literatura, com predomínio de Staphylococcus spp., principalmente de estafilococos coagulase negativa, seguido de bastonetes gram negativos, como E. coli, K. pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. A positividade das hemoculturas foram inferiores aos relatados por outros autores (20 a 57,2%), devido provavelmente aos avanços nos procedimentos e na terapia antimicrobiana nas últimas décadas.


Palavras-chave:  Bacteremia, Estafilococos coagulase negativa, Hemoculturas, Infecções de corrente sanguínea, Transplante de medula óssea