XXI ALAM
Resumo:1450-1


Prêmio
1450-1Análise metagenômica da microrganismos aquáticos do reservatório de Marimbondo (MG), com ênfase em cianobactérias.
Autores:Alessandra Giani (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; José Miguel Ortega (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Gabriel da Rocha Fernandes (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; Rafael Lucas Muniz Guedes (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Uma metodologia poderosa para retratar a microbiota de ambientes aquáticos é a abordagem metagenômica, pois permite o estudo da comunidade de microrganismos diretamente em amostras ambientais. Neste trabalho algumas amostras coletadas no reservatório de Marimbondo (MG) foram selecionadas. As amostras tinham sido coletadas num período de dois anos com freqüência trimestral, em quatro pontos de coleta. Dentre elas, foram escolhidas cinco, para um dos pontos de coleta, para avaliar as mudanças sazonais, e três dos outros pontos, numa mesma coleta, para cobrir as variações espaciais. Para cada amostra, dados ambientais (temperatura, oxigênio, nutrientes, etc.) e dados biológicos (fitoplâncton, cianobactérias, microcistina, mcyD, etc.) foram coletados e analisados com metodologia específica. Para as análises metagenômicas, visando obter sequencias de tamanho considerável (ca. 350 pb), oito bibliotecas referentes a cinco diferentes épocas e quatro locais distintos foram construídas com adição de código de barra molecular e submetidas a uma corrida única em seqüenciador automático de DNA (454 Roche - Laboratório Nacional de Computação Científica). Foram obtidas 1,4 milhões de sequências. As seqüências de nucleotídeos foram submetidas à anotação taxonômica com o programa Megan, que as classifica em clados conforme o grau de precisão possível, seja espécie, gênero, família ou clados mais gerais, permitindo assim determinar a distribuição de gêneros desconhecidos ao longo da represa. Somados aos metadados, essas informações podem caracterizar as florações de cianobactérias. A análise mostrou grande diversidade de bactérias, sendo as cianobactérias as mais abundantes, especialmente o gênero Microcystis. O padrão de importância da Microcystis, ao longo dos meses e pontos de coleta, foi extremamente similar com a análise metagenômica e com a quantificação microscópica. A similaridade nos resultados obtidos nas populações de gêneros facilmente identificáveis, como Microcystis, permite que populações de gêneros difíceis de quantificar por microscopia, devido ao seu pequeno tamanho, como, por exemplo, Synechococcus ou as inúmeras bactérias encontradas, possam facilmente ser estudadas. O uso desta ferramenta para o estudo de comunidades de microrganismos aquáticos se mostra, portanto, muito promissora


Palavras-chave:  metagenômica, microrganismos aquáticos, cianobactérias, reservatórios