XXI ALAM
Resumo:1443-1


Poster (Painel)
1443-1SELEÇÃO DE ASPERGILLUS PRODUTORES DE MICOTOXINA COM ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DA COLEÇÃO DE FUNGOS DA AMAZÔNIA – CFAM –ILMD/FIOCRUZ -AM
Autores:Gutemberg Lopes Soares (UFAM - FCS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS / ILMD/FIOCRUZ-AM - INSTITUTO LEÔNIDAS E MARIA DEANE - FIOCRUZ-AMAZONIA) ; Anni Kelle Serrão de Lima (ILMD/FIOCRUZ-AM - INSTITUTO LEÔNIDAS E MARIA DEANE - FIOCRUZ-AMAZONIA) ; Ormezinda Celeste Cristo Fernandes (ILMD/FIOCRUZ-AM - INSTITUTO LEÔNIDAS E MARIA DEANE - FIOCRUZ-AMAZONIA) ; Josy Caldas da Silva Caldas da Silva (ILMD/FIOCRUZ-AM - INSTITUTO LEÔNIDAS E MARIA DEANE - FIOCRUZ-AMAZONIA)

Resumo

Faz-se necessária a pesquisa biotecnológica por novos agentes antimicrobianos devido à resistência crescente aos fármacos atuais na luta contra doenças infecciosas, bem como seus efeitos colaterais. Tendo em vista que muitos antimicrobianos surgiram de metabólitos secundários produzidos por fungos, este projeto teve por objetivo verificar a atividade antimicrobiana das micotoxinas produzidas pelos fungos do gênero Aspergillus. 50 culturas de Aspergillus selecionadas foram reativadas em meio de cultura ágar extrato de levedura czapeck (CYA) e mantidas a 28°C por sete dias. O perfil micotoxigênico foi realizado utilizando-se plugs das colônias desenvolvidas em meio CYA, transferidos para meio de cultura ágar-côco e incubados a 28°C, com alternância de luz curo a cada 12 horas. A atividade antimicrobiana foi feita pelo método de bloco de gelose, em que os microrganismos testes Mycobacterium smegmatis(M.s)INCQS061, Staphylococcus aureus (S.a) CBAM 324 e Escherichia coli (E.c) CBAM 1285 foram cultivados em ágar Müeller-Hinton a 37°C por 72 e 24 horas e Candida albicans(C.a) CFAM 1285, cultivada em ágar Sabourand a 25°C por 48 horas. As espécies com atividade antimicrobiana confirmada foram cultivadas em Erlenmeyer contendo meio YES para posterior extração em acetato de etila de seus biocompostos. A partir do extrato bruto, fez-se a CCD para separar as biomoléculas, obtendo seu perfil cromatográfico para e posterior bioautografia em meio Ágar Müeller Hinton e Ágar Sabourand contendo uma suspensão dos microrganismos testes M.s, S.a, E.c e C.a, tendo como viabilidade celular o Cloreto de Trifeniltetrazolium homogeneizado. Das 50 espécies selecionadas, 76% apresentaram detecção de micotoxinas. Desse total, 76,3% inibiu o crescimento de um dos microrganismos-teste: 93,1% inibiu frente a S.a 62% inibiu frente a E.c, apenas 2 espécies inibiram frente a C.a e nenhuma inibiu frente a M.s. Cinco espécies apresentaram um halo de inibição maior que o do fármaco controle. Embora 58% tenha obtido positividade na cromatografia, apenas 22% apresentaram halo de inibição de crescimento durante os ensaios bioautograficos para S.a e E.c. Estes resultados nos levam a inferir que amplo espectro da ação de alguns isolados representa um potencial para aplicação na indústria farmacêutica.


Palavras-chave:  ASPERGILLUS, MICOTOXINAS, ANTIMICROBIANOS, COLEÇÃO