XXI ALAM
Resumo:1436-1


Poster (Painel)
1436-1AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE Aeromonas spp. EM SURUBIM HÍBRIDO (P. reticulatum ♀ x P. corruscans ♂) DURANTE A FASE INICIAL DE CRIAÇÃO EM PISCICULTURA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Autores:Cibelli Mazzucato (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Kelly Cristina da Silva Brabes (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Chaiane Regina Rech (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Ronaldo Omizolo de Souza (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Fábio Juliano Negrão (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Juliana Rosa Carrijo Mauad (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Simone Simionatto (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados)

Resumo

Introdução: A piscicultura vem, nos últimos anos, se consolidando e ocupando espaço no mercado. Entre as espécies importantes para esta atividade encontram-se os surubins, representados pelo pintado (Pseudoplatystoma corruscans), pela cachara (Pseudoplatystoma reticulatum) e pelo híbrido (P. reticulatum ♀ x P. corruscans ♂). Todavia, a intensa produção tem promovido o aumento de diversas enfermidades devido a vários fatores entre eles, a falta de controle sanitário. O gênero Aeromonas é conhecido como patógeno de peixes desde 1894, sendo um dos principais agentes que causam perdas consideráveis em piscicultura. Estão presentes no ecossistema aquático de criação e fazem parte da microbiota de organismos aquáticos. O objetivo deste trabalho é o de avaliar a presença de Aeromonas spp. em surubim híbrido durante a fase inicial de criação em sistema intensivo. Materiais e métodos: Foram utilizados doze surubins híbridos congelados, coletados em uma piscicultura na cidade de Bandeirantes – MS. As amostras foram transportadas assepticamente ao laboratório de Microbiologia Aplicada (UFGD) e armazenadas sob refrigeração. As amostras foram cortadas em três partes para posterior análise. Utilizou-se o protocolo APHA, 2001; sendo empregados os meios de cultura Ágar TSA (HIMEDIA), Ágar MacConkey (HIMEDIA) e Ágar Sangue todos acrescidos de Ampicilina (SIGMA). Todas as análises foram realizadas em duplicata. Resultados: Do total de amostras, 17% apresentaram isolados característicos para o gênero Aeromonas. Sendo uma amostra de peixe cultivado em raceway e outra em tanques-rede. Testes bioquímicos demonstraram que os isolados podem ser considerados indicativos para Aeromonas spp.. Estes, foram armazenados para posterior identificação por meio de análises moleculares e também para a realização do antibiograma. Conclusão: Sendo um conhecido patógeno em peixes, a possibilidade da presença de bactérias do gênero Aeromonas, mesmo que em poucas amostras, torna-se um fator preocupante, pois este microrganismo além de possuir potencial patogênico no homem, também possui a capacidade de crescer rapidamente sob refrigeração.


Palavras-chave:  Aeromonas spp, surubim híbrido, piscicultura