XXI ALAM
Resumo:1425-3


Poster (Painel)
1425-3Avaliação da presença de Salmonella spp. em alevinos de Surubim híbrido em pisciculturas do Estado de Mato Grosso do Sul
Autores:Ronaldo Omizolo de Souza (UFGD - Fundação Universidade Federal da Grande Dourados) ; Fábio Juliano Negrão (UFGD - Fundação Universidade Federal da Grande Dourados) ; Kelly Cristina da Silva Brabes (UFGD - Fundação Universidade Federal da Grande Dourados) ; Cibelli Mazzucato (UFGD - Fundação Universidade Federal da Grande Dourados) ; Chaiane Regina Rech (UFGD - Fundação Universidade Federal da Grande Dourados) ; Juliana Rosa Carrijo Mauad (UFGD - Fundação Universidade Federal da Grande Dourados) ; Simone Simionatto (UFGD - Fundação Universidade Federal da Grande Dourados)

Resumo

Introdução: A microbiota bacteriana intestinal de organismos aquáticos, ao contrário dos organismos terrestres, é constituída predominantemente por bactérias gram-negativas, e pode variar de acordo com o ambiente, escassez de algum nutriente ou pelo uso de bactérias probióticas, além de também ser diretamente relacionada à microbiota da água onde ele vive. Bactérias como a Salmonella sp., não causam doenças perceptíveis nos peixes, mas podem ser patogênicas para o ser humano. Entre os bacilos gram-negativos que produzem patologias de origem alimentar, os mais importantes são os representantes do gênero Salmonella. Um peixe infectado poderá, quando consumido, servir de via de transmissão desses agentes para o ser humano, bem como contaminar outros alimentos e superfícies. A Salmonella sp. é considerada atualmente um dos microrganismos mais frequentes envolvidos em casos de doenças de origem alimentar pelo mundo. Este trabalho tem por objetivo de identificar a ocorrência de Salmonella sp., em surubim híbrido (Pseudoplatystoma reticulatum x P. corruscans), proveniente da prática de piscicultura no Estado de Mato Grosso do Sul. Métodos: Foram utilizados doze alevinos de surubins híbridos. Para amostragem foi realizado uma randômica de três partes, tórax, abdômen e cauda. Foi seguido o protocolo APHA, 2001, sendo utilizados caldo de pré-enriquecimento (OXOID), caldo Rappaport (ISOFAR), Ágar Salmonella-Shigella (HIMEDIA) e Ágar Bismuto Sulfito (ACUMEDIA). Resultados: Foi identificado o crescimento de colônias características em somente duas amostras. Testes bioquímicos foram realizados nestas colônias e percebeu-se que somente uma das amostras se tratava de colônias com indivíduo indicativo de Salmonella sp. Como não houve confirmação apenas com provas bioquímicas, os isolados encontrados foram armazenados para a realização de análises moleculares para posterior identificação. Conclusão: Os resultados preliminares demonstraram que foi encontrado isolados característicos de Salmonella sp em 8,3% das amostras dos indivíduos estudados.


Palavras-chave:  Salmonella sp., Surubim híbrido, Piscicultura