XXI ALAM
Resumo:1424-1


Poster (Painel)
1424-1Caracterização de Arqueias metanogênicas em sedimentos marinhos da Baia do Almirantado e do Estreito de Bransfield, Peninsula Antarctica
Autores:Diego Castillo Franco (IO-USP - Instituto Oceanográfico) ; Mariana Vasconcelos (IO-USP - Instituto Oceanográfico) ; Ana Carolina Vieira Araujo (IO-USP - Instituto Oceanográfico) ; Cristina Nakayama (UNIFESP-ICAQF - Universidad Federal Paulista) ; Vivian Helena Pellizari (IO-USP - Instituto Oceanográfico)

Resumo

Arqueias metanogênicos são micro-organismos anaerobicos estrictos que produzem metano a partir de compostos como acetato, formiato e CO2 . Esses micro-organismos são abundantes e ativos em diferentes ambientes anaeróbicos como sedimentos marinhos e de lagos. Comunidades metanogênicas em sedimentos da baia do almirantado e do estreito de Bransfield estão sendo caracterizados mediante técnicas dependentes e independentes de cultivo. Sedimentos de 5 profundidades diferentes (100,300, 500, 700 e 1100m) foram coletados utilizando Box corer, subcoletados a bordo em seringas de polipropileno para estudos de cultivo e também em sacos de coleta whirlpack para analise molecular e mantidos a 4 e -20 graus Celsius respectivamente até serem processadas. DNA foi extraído e analises em DGGE foram levadas a cabo usando primers (344f-915r) para a sub-unidade ribossomal 16S rRNA. Sedimentos de 100 e 1100m de profundidade foram também inoculados em meio de cultura para enriqueciment0 de linhagens metanogênicas. DGGE revelou padrões de banda complexos para todas as profundidades, indicando uma alta diversidade de Archaea. Porém, pequenas diferenças entre os fingerprints foram observados, sugerindo uma influência da profundidade na diversidade de comunidades de arqueias. Bibliotecas de clones do gene rRNA 16S e mcrA estão sendo construídas para caracterizar melhor as arqueias metanogênicas nos sedimentos. As culturas enriquecidas de sedimentos de 100 e 1100m produziram 1.35 e 1.31 mmol respectivamente após 4 meses de incubação a 15 graus Celsius. Microscopia de epifluorescencia revelou morfologias similares nas culturas, onde predominam bacilos curtos. Foram usados também meios de cultura com uma única fonte de carbono (Acetato, Formiato e H2CO2) comparado com um meio de cultura com todas as fontes de carbono, visando favoreces grupos metanogênicos específicos. A Caracterização molecular dos cultivos específicos esta sendo levada a cabo.


Palavras-chave:  Archaea, metano, Antarctica