XXI ALAM
Resumo:1401-1


Poster (Painel)
1401-1Obtenção e análise de anticorpos a antígenos solúveis de Candida parapsilosis que interagem com a hemácia de carneiro
Autores:Paula Leonello Álvares E Silva (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Mari Sumigawa Kaminami (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Luciene Airy Nagashima (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Ivete Conchon Costa (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Eiko Nakagawa Itano (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Devido ao elevado número de pacientes susceptíveis em função de imunodepressão, nas ultimas décadas tem ocorrido um aumento das infecções sistêmicas hospitalares, destacando-se as infecções fúngicas. Dentre essas infecções fúngicas, a mais frequente é a candidíase, causada pelo fungo Candida ssp. Dentre as espécies consideradas emergentes destaca-se C. parapsilosis, que é um importante patógeno humano e uma das principais causas de doença invasiva por Candida. O objetivo do presente trabalho foi obter e analisar anticorpos a antígenos solúveis de C. parapsilosis que interagem com hemácia de carneiro, considerando a sua capacidade hemolítica. Inicialmente foram obtidos os antígenos solúveis de C. parapsilosis (CFAg) e os mesmos foram utilizados para sensibilização de hemácias autológas de carneiro (5% com CFAg na dose sub-hemolítica). Os anticorpos obtidos por imunização de carneiro com hemácias sensibilizadas (inoculação de 3 doses com intervalo de 15 dias, via subcutanea, sendo a primeira com adjuvante completo de Freund e as demais com adjuvante incompleto de Freund) foram analisados por western blotting. Foram obtidos também anticorpos policlonais anti-CFAg total por imunização de coelho e os soros obtidos analisados também por western blotting. Os resultados obtidos demonstraram vários componentes de CFAg reconhecidos pelos anticorpos anti-CFAg total de coelho e 4 componentes de MM aproximados de 120, 85, 63 e 60 kDa pelo anticorpo de carneiro anti-componentes que interagiram com hemácia autóloga. Esses resultados preliminares sugerem o potencial de utilização de hemácias para a seleção desses componentes com capacidade de interagir com as hemácias e a partir desses componentes isolados pretende-se no futuro avaliar se os mesmos apresentam alguma atividade hemolítica.


Palavras-chave:  Anticorpos policlonais, Candidiase, Hemólise