XXI ALAM
Resumo:1399-1


Poster (Painel)
1399-1Investigação do antagonismo entre linhagens clínicas e ambientais de Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli
Autores:Vinicius Vicente Martins (FCFRP - USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP) ; Débora Galves Gadella (FCFRP - USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP) ; Ana Carolina da Silva Macarenco (FCFRP - USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP) ; Eliana Guedes Stehling (FCFRP - USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP)

Resumo

A falta de saneamento básico é responsável pelo óbito de milhões de crianças e estima-se que 80% das doenças do mundo são atribuídas ao uso inadequado da água ou da falta de saneamento básico. Do ponto de vista sanitário, o que realmente põe em risco a saúde pública é a ocorrência de poluição fecal, e por estes motivos, empregam-se métodos indiretos na investigação da presença ou não de poluição de origem fecal nas águas, pesquisando-se bactérias indicadoras de poluição fecal. Para isto, são pesquisadas rotineiramente as bactérias do grupo coliforme.
Os coliformes utilizados como indicadores de contaminação compreendem um conjunto de vários gêneros bacterianos da família Enterobacteriacea, sendo o gênero Escherichia um dos mais representativos. Entretanto, estes microrganismos podem ter seu crescimento inibido pela bactéria Pseudomonas aeruginosa, um microrganismo oportunista encontrado em qualquer habitat, por um fenômeno denominado antagonismo, o qual pode ocorrer devido à ação do pigmento piocianina, através do mecanismo de geração de espécies reativas de oxigênio, produzido por muitas linhagens de P. aeruginosa. A P. aeruginosa pode também produzir o pigmento pioverdina, um sideróforo excretado em grande quantidade, mas não foram encontrados trabalhos relatando a importância desse pigmento no antagonismo contra bactérias do grupo coliforme.
Após a investigação do efeito antagônico de 60 linhagens clínicas e ambientais de P. aeruginosa em meio sólido, 11 linhagens foram selecionadas para realizarem o teste de antagonismo com a E. coli em meio líquido, o qual é composto de caldo Mueller Hinton diluído com o objetivo de simular a interação destas bactérias no meio ambiente. Após a interação entre as bactérias por um período de 72 horas, os resultados confirmaram o experimento realizado em meio sólido, no qual as bactérias produtoras de piocianina e pioverdina foram as mais eficientes, algumas conseguindo até aproximadamente 4 graus de magnitude, quando comparadas com as linhagens que não apresentavam produção de pigmento, que conseguiu uma diferença de no máximo de 2 graus de magnitude. Este trabalho confirma que o pigmento piocianina está relacionado com o fenômeno de antagonismo, e também sugere que a pioverdina pode ser relacionada com o mesmo fenômeno.


Palavras-chave:  Antagonismo, Pioverdina, Piocianina, P. aeruginosa, E. coli