XXI ALAM
Resumo:1389-1


Poster (Painel)
1389-1Avaliação da produção de carbapenemase tipo KPC em amostras de Enterobactérias com sensibilidade diminuída aos carbapenêmicos
Autores:Nayara Barbosa Alves (HP - Hermes Pardini) ; Josiane de Souza Viana (HP - Hermes Pardini) ; Mireille Angela Bernardes Souza (HP - Hermes Pardini) ; Cesar Augusto Araujo (HP - Hermes Pardini) ; Anderson Lima Rocha (HP - Hermes Pardini) ; Fabiano Marcio Dutra Neves (HP - Hermes Pardini)

Resumo

Introdução:As infecções causadas por enterobactérias que produzem carbapenemase tipo KPC apresentam atualmente um grande desafio no tratamento dos pacientes infectados e na contenção da transferência do gene de resistência para outras cepas. . Este trabalho teve como objetivo a identificação do gene blaKPC em enterobactérias com sensibilidade diminuída aos carbapenêmicos isoladas de amostras clínicas de pacientes hospitalizados e a avaliação do perfil de suscetibilidade a antimicrobianos destes microrganismos. Materiais e Metodos:Foram analisados 48 isolados de enterobactérias possíveis produtoras de carbapenemases, identificadas pelo sistema de automação MicroScan® (Walkway 96). Para análise fenotípica da produção de carbapenemase tipo KPC foi realizado o teste de Hodge, sendo a confirmação realizada por PCR para detecção do gene blakpc. Resultados:Das 48 amostras que apresentaram resistência aos carbapenêmicos a espécie mais frequente foi Klebsiella pneumoniae (50%), seguida de Providencia stuartii (22,9%),Enterobacter aerogenes (8,3%), Enterobacter cloacae (8,3%),Escherichia coli (6,3%), Proteus penneri (2,1%), Serratia marcescens (2,1%). A detecção do gene blaKPC foi positiva em 81,3% das amostras analisadas. Neste estudo o teste de Hodge mostrou-se positivo para 85,4% das amostras. Em 95,1% dos casos de Hodge positivo houve confirmação da presença da produção da carbapenemase tipo KPC, através de reação em cadeia da polimerase para pesquisa do gene blaKPC. Os resultados demonstram que o teste de Hodge apresentou neste estudo sensibilidade de 100% e especificidade de 81,8%. Os valores Preditivo Positivo (VPP) e Valores Preditivo Negativo (VPN) foram respectivamente, 95,1% e 100%. Discussao/ConclusaoObservamos um elevado percentual (83,3%) de confirmação da detecção do gene blaKPC nas amostras analisadas, chamando atenção a alta resistência à maioria dos antibióticos utilizados para o tratamento infecções causadas por enterobactérias. Outra observação importante neste estudo foi a produção de KPC por amostras de Providencia stuartii, levando a um grande desafio no tratamento das infecções devido à resistência à múltiplas drogas, além da resistência intrínseca a antimicrobianos amplamente usados no tratamento de cepas produtoras de carbapenemases. Outro fato alarmante foi a resistência à Polimixina B apresentada 01 isolado de Enterobacter aerogenes e 05 isolados de Klebsiella pneumoniae.


Palavras-chave:  Carbapenemase, kpc, Multirresistencia