XXI ALAM
Resumo:1375-1


Poster (Painel)
1375-1PERFIS DE PCR-DGGE DE COMUNIDADES BACTERIANAS ASSOCIADAS A LÂMINA D’ÁGUA EM LAVOURAS ORIZÍCOLAS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.
Autores:Michele Pittol (UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS) ; Catiusca Reali (UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS) ; Victor Hugo Valiati (UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS) ; Lidia Mariana Fiuza (UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS)

Resumo

A rizicultura em ambiente inundado disponibiliza nutrientes que contribuem para o desenvolvimento de comunidades flutuantes, as quais estão sujeitas a um regime de distribuição irregular influenciado pelo deslocamento da água e espaçamento entre as plantas. No contexto da orizicultura, para o estudo da dinâmica de comunidades bacterianas tornam-se necessárias amostragens nos pontos compreendidos pela fonte de água para a irrigação, lâmina d’água das parcelas de cultivo, próxima a rizosfera das plantas de arroz e canais de drenagem destas parcelas. O presente trabalho teve como objetivo monitorar a flutuação da comunidade de bactérias na lâmina d’água de lavouras orizícolas, utilizando perfis de PCR-DGGE do gene rpoB. Amostras de 800 mL de água foram coletadas, em réplicas de três, da lâmina superficial, em pontos de irrigação, parcela e drenagem de lavouras orizícolas no ano agrícola 2011/12, município de Viamão, RS (S 30°05"00" e W 50°47"00"). Após a extração do DNA genômico, foi realizada a amplificação com os primers 1698fGC e 2041r para o gene rpoB, sendo os amplicons separados por Eletroforese em Gel com Gradiente Desnaturante (DGGE), gradiente de 45 a 65 % de uréia e formamida. Os perfis de bandas (dados de presença e ausência para cada um dos pontos de irrigação, parcela e drenagem), foram analisados utilizando o coeficiente de similaridade Dice e o método de agrupamento UPGMA (NTSYS-pc program). Ressaltando que o gene rpoB apresenta-se em cópia única no genoma bacteriano, foram observados 31 diferentes filotipos distribuídos entre os pontos de coleta. Os perfis de agrupamento dos pontos de irrigação e parcela das lavouras formaram grupos separados dos pontos de drenagem, destacando-se a riqueza de filotipos nos pontos de drenagem. Embora réplicas de irrigação, parcela e drenagem façam parte do mesmo sistema orizícola, a riqueza relatada nos pontos de drenagem não foi observada nos pontos de irrigação e parcela das lavouras, sendo, portanto proveniente de outras fontes. Com base nos perfis de PCR-DGGE, as comunidades bacterianas diferiram entre os pontos de coleta das lavouras orizícolas analisadas. Estes resultados sugerem que grupos bacterianos diversos flutuam nos diferentes compartimentos da lavoura, sendo selecionados em função da disponibilidade de nutrientes e variedade de nichos no limite compreendido pela lâmina d’água e rizosfera orizícola.


Palavras-chave:  PCR-DGGE, GENE rpoB, ORIZICULTURA