XXI ALAM
Resumo:1372-1


Prêmio
1372-1Estudo da comunidade bacteriana de biofilmes industriais contaminantes do processo de produção de etanol, através da análise de sequências do gene 16s rRNA
Autores:Marina de Toledo Ferraz Dellias (CENA - Centro de Energia Nuclear na Agricultura - USP) ; Felippe Buck Campana (CENA - Centro de Energia Nuclear na Agricultura - USP) ; Marcel Salmeron Lorenzi (FERMENTEC - Fermentec) ; Mário Lúcio Lopes (FERMENTEC - Fermentec) ; Henrique Vianna de Amorim (FERMENTEC - Fermentec) ; Siu Mui Tsai (CENA - Centro de Energia Nuclear na Agricultura - USP)

Resumo

O processo de produção de etanol nas destilarias brasileiras é baseado na atividade fermentativa da levedura Saccharomyces cerevisiae que utiliza o caldo da cana-de-açúcar e/ou o melaço como substrato. Um dos principais fatores que afetam o rendimento da fermentação alcoólica, gerando significativas perdas econômicas para as indústrias, é a contaminação bacteriana. O controle das contaminações normalmente é feito através da adição de ácido sulfúrico, antibióticos e outros produtos. Bactérias contaminantes da fermentação alcoólica são capazes de formar biofilmes. Os biofilmes, ecossistemas microbianos complexos aderidos às superfícies e associados a uma matriz de exopolissacarídeo, acabam protegendo seus habitantes contra a ação dos antibióticos, o que contribui para contaminações persistentes e de difícil controle. O conhecimento da estrutura da comunidade bacteriana dos biofilmes presentes no processo de produção de etanol é de grande importância para o aprimoramento das formas de controle das contaminações. O objetivo deste trabalho foi avaliar a composição da comunidade bacteriana de biofilmes industriais através da análise de sequências do gene 16S rRNA. Para acessar a diversidade bacteriana, foram coletados biofilmes formados sobre matrizes de aço inox colocadas dentro de dornas de fermentação, por um período 21 dias. Dois tipos de fermentação foram avaliados: fermentação convencional (FC), com teor alcoólico em torno de 9% (v/v) ao final da fermentação (escala industrial) e fermentação de alto teor alcoólico (FATA), em torno de 15% (v/v) (escala piloto). Amostras de biofilmes foram utilizadas para a extração de DNA, a partir do qual o gene 16S rRNA foi amplificado, por PCR. Os produtos de PCR foram usados para a construção de 2 bibliotecas: uma para cada condição de fermentação. Um total de 417 clones foi analisado. Estimadores de riqueza ACE e Chao, e índices de diversidade Shannon e Simpson (cutoff 0,03) revelaram que a biblioteca FATA apresentou maior diversidade que a FC (Significância < 0,0001 – Libshuff). O gênero Lactobacillus foi predominante em ambas as bibliotecas (90,7% dos clones para FC e 94,6% para FATA). Além deste, também foram encontrados os gêneros Pseudomonas, Acetobacter e Gluconacetobacter em FC e Enterococcus, Acinetobacter, Dialister, Pseudomonas e Propionibacterium em FATA. Agradecimentos: CNPq e Fermentec.


Palavras-chave:  biblioteca 16S rRNA, biofilme, dorna de fermentação