XXI ALAM
Resumo:1361-1


Poster (Painel)
1361-1Potencial antibacteriano de óleos essenciais de especiarias sobre Staphylococcus coagulase positiva isolados de carne moída
Autores:Lisiane Martins Volcão (UFPEL - universidade federal de pelotas) ; Juliana de Lima Marques (UFPEL - universidade federal de pelotas) ; Gladis Aver Ribeiro (UFPEL - universidade federal de pelotas)

Resumo

Microrganismos causadores de toxinfecções como Staphylococcus aureus podem contaminar alimentos como carnes cruas de aves e de bovinos. É uma bactéria distribuída amplamente no meio ambiente e presente na microbiota humana, são agentes comuns de surtos de intoxicação alimentar, já que, em condições favoráveis, a sua multiplicação no alimento ocorre em poucas horas e com possibilidade de produção de toxina termoestável. As especiarias são conhecidas por exercerem estabilidade frente a ação de microrganismos e o interesse renovado como agentes antibacterianos é atribuído principalmente ao questionamento a segurança dos aditivos químicos. Neste trabalho foram utilizadas doze cepas de Staphylococcus coagulase positiva previamente isoladas de carne moída in natura. Os óleos utilizados foram de Cinnamomum zeylanicum B. (canela), Eugenia caryophyllus T. (cravo) e Mentha pipperita L. (hortelã pimenta). Para análise da ação antibacteriana dos óleos foi determinada a Concentração Inibitória Mínima (CIM) utilizando a técnica de Microdiluição em Caldo, com concentrações do óleo de 100μL/mL-1 à 0,781μL/mL-1, além de controles positivo e negativo. No teste foi utilizado uma população bacteriana equivalente a 3 x 104 UFC/mL-1, e a leitura feita utilizando o reagente Cloreto de Sódio Trifenil Tetrazólio a 0,5%. A concentração Bactericida Mínima (CBM) foi determina a partir dos resultados da CIM. A partir dos valores obtidos de CIM e CBM foram calculadas as médias aritméticas e desvio padrão das amostras. Todos os óleos testados tiveram atividade inibitória sobre as cepas, as quais de acordo com o desvio padrão apresentaram pouca variação. Através das médias aritméticas, o óleo essencial de E. caryophyllus apresentou maior atividade inibitória (Média = 5,98) sobre os Staphylococcus, seguido pelo de C. zeylanicum (Média = 7,55), já o óleo de M. pipperita (Média = 7,81) obteve menor atividade inibitória. Os três extratos apresentaram pouca atividade bacteriostática, sendo o E. caryophyllus mais eficiente. Apartir dos resultados obtidos, observa-se o potencial dos óleos essenciais para utilização como inibidores do crescimento bacteriano e podendo talvez substituir aditivos químicos nos alimentos.


Palavras-chave:  antimicrobianos, canela, cravo, hortelã - pimenta, alimentos