XXI ALAM
Resumo:1355-3


Poster (Painel)
1355-3Detecção do Perfil de Virulência e Resistência em Estafilococos Coagulase-Negativa Isolados de um Hospital de Ensino
Autores:Ariane Rocha Bartolomeu (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Carla Ivo Brito (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Luiza Pinheiro (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Camila Sena Martins de Souza (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Valéria Cataneli Pereira (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Resumo

Os estafilococos coagulase-negativa (ECN) são micro-organismos que fazem parte da microbiota normal da pele, porém, têm grande importância clínica por serem os patógenos mais encontrados no ambiente hospitalar. Esse estudo objetivou avaliar o efeito patogênico através da identificação dos fatores de virulência em 50 isolados de ECN. As amostras foram identificadas por provas bioquímicas, seguidas da identificação genotípica pela técnica Internal Trascribed Spacer – PCR (ITS-PCR). A detecção do gene de resistência à oxacilina (mecA), genes de enterotoxinas (sea, seb, sec, sed, see, seg, seh e sei) e genes responsáveis pela produção de biofilme (icaA e icaD) foi realizada através da técnica de PCR. Para a determinação do tipo do cassete cromossômico estafilocócico mec (SCCmec) foi utilizada a técnica de PCR-Multiplex. Foram identificadas 10 (20%) de S. warneri, 18 (36%) de S. lugdunensis e 22 (46%) de S. hominis. O gene mecA foi detectado em 59,1% das amostras de S. hominis, sendo 40,9% SCCmec I e 18,2% tipo III; S. lugdunensis apresentaram 11,1% de mecA, os quais foram todos SCCmec tipo III. As amostras de S. warneri não foram positivas para o gene mecA. O gene sea foi identificado em 29 (42%) isolados, o seb em 10 (20%), o sec em 23 (46%), o sed em apenas 1 (2%), o see em 2 (4%), o seg em 27 (54%), o seh em 15 (30%) e o sei em 27 (54%). Os genes sec, seg e sei foram detectados em amostras de S. warneri, S. lugdunensis e S. hominis. O gene icaA esteve presente em 10% de S. warneri, 9,1% de S. hominis e 5,5% de S. lugdunensis e icaD em 50% dos S. warneri, 77,3% S. hominis e 83,3% de S. lugdunensis. Do total de isolados, 96% carreavam ao menos um gene de virulência, sendo S. hominis a espécie com maior presença destes fatores de virulência e resistência. Os resultados mostraram alta taxa de detecção de genes de enterotoxinas em ECN, principalmente sea, sec, seg e sei o que demonstra o potencial virulento dessas espécies estudadas. Os genes relacionados à produção de biofilme interferem na ação de antimicrobianos, acarretando dificuldades no tratamento das infecções causadas por esses microrganismos.


Palavras-chave:  Estafilococos Coagulase-Negativa, resistência, virulência