XXI ALAM
Resumo:1339-1


Poster (Painel)
1339-1Gene blaKPC-2 em isolados comunitários de Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae em Recife, Brasil: transferência genética entre espécies
Autores:Emmily Margate (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Vera Magalhaes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Lorena Cristina Corrêa Fehlberg (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Ana Gales (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Ana Catarina Lopes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Introdução: A produção de Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) é um dos mecanismos de resistência a carbapenemas mais prevalentes atualmente em infecções hospitalares causadas por enterobactérias no Brasil e no mundo. Porém a ocorrência da enzima não se limita mais aos centros hospitalares, alcançando também a comunidade. Objetivo: Investigar a ocorrência do gene blaKPC em isolados comunitários de K. pneumoniae e Escherichia coli provenientes de Recife em 2010. Materiais e métodos: A susceptibilidade antimicrobiana dos isolados frente a agentes beta-lactâmicos foram determinadas pelos métodos de disco difusão e E-test, respectivamente. A relação clonal dos isolados foi avaliada por PFGE e ERIC-PCR e a presença dos genes de carbapenemases e ESBLs foi determinada pela reação em cadeia da polimerase (PCR) e por sequenciamento genético. Experimentos de conjugação bacteriana avaliaram a transferência genética do gene blaKPC entre amostras de K. pneumoniae e E. coli provenientes do mesmo paciente. Resultados e discussão: Foram obtidos 7 isolados de K. pneumoniae (K1 a K7) e 1 isolado de E. coli (E1) apresentando resistência a maioria dos beta-lactâmicos avaliados, com sensibilidade apenas a aminoglicosídeos. As técnicas PFGE e ERIC-PCR detectaram a presença de isolados idênticos ou relacionados geneticamente obtidos do mesmo paciente, enquanto os isolados provenientes de pacientes diferentes foram agrupados em perfis distintos. Foram detectados os genes blaKPC-2 (todos os isolados com exceção de K2), blaSHV-1 (K2, K3 e K4), blaSHV-11 (K6), blaSHV-12 (K1) e blaCTX-M-2 (K3, K4, K6 e K7). A amostra de E. coli E1 obtida em 02/09/10 foi positiva para o gene bla KPC-2, enquanto a amostra de K. pneumoniae K2 obtida em 30/08/10 foi negativa para o mesmo gene. Já uma segunda amostra de K. pneumoniae K7 coletada no mesmo paciente em 23/09/10 foi positiva para o gene bla KPC-2. Os experimentos de conjugação bacteriana confirmaram a transferência horizontal deste gene a partir de E. coli para K. pneumoniae, sugerindo que o mesmo evento tenha ocorrido “in vivo” no paciente. Conclusões: Este é o primeiro relato do gene blaKPC-2 em isolados comunitários de E. coli no Brasil, demonstrando a possibilidade de dispersão deste mecanismo de resistência fora do ambiente hospitalar, bem como a ocorrência de transferência horizontal de blaKPC-2 entre diferentes enterobactérias provenientes do mesmo paciente.


Palavras-chave:  Enterobacteriaceae, KPC, Isolados comunitários, Transferência genética