XXI ALAM
Resumo:1334-3


Poster (Painel)
1334-3Perfil de resistência á antimicrobianos de Enterococcus sp. isolados de carcaças suínas na etapa de pré-resfriamento
Autores:Thais de Campos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Caroline Pissetti (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Gabriela Orosco Werlang (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Jalusa Deon Kich (EMBRAPA - Embrapa Suínos e Aves) ; Marisa Cardoso (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Micro-organismos do gênero Enterococcus são comensais, habitantes do intestino grosso dos seres humanos, animais e do meio ambiente. Observa-se que a contaminação de origem entérica de carcaças suínas por micro-organismos comensais é possível durante o processo de abate. Além disso, existe o risco que a seleção sofrida em decorrência da utilização de antimicrobianos durante a criação dos animais determine que os isolados que chegam às carcaças sejam resistentes. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi determinar o perfil de resistência á antimicrobianos em Enterococcus sp. isolados de suínos abatidos. Um total de 252 suabes de carcaças suínas na etapa de pré-resfriamento foi coletado em três matadouros-frigoríficos de Santa Catarina, entre junho de 2010 e março de 2011. Para pesquisa de Enterococcus sp., as amostras foram submetidas á diluições seriadas que foram semeadas em meio KF Streptococcus pela técnica de pour plate. Três colônias de cada placa foram confirmadas pelo teste de catalase, crescimento em caldo TSB contendo 6,5% de cloreto de sódio, caldo TSB ajustado para pH 9,6 com solução de hidróxido de sódio, e caldo TSB a 10ºC e 45ºC, teste do PYR, hidrólise da esculina e ausência de produção de gás em caldo MRS. Para a determinação da sensibilidade á antimicrobianos foi utilizado o método de disco-difusão de acordo com os documentos do “Clinical and Laboratory Standards Institute” (CLSI). Enterococcus sp. estava presente em todas as carcaças amostradas. Um isolado de cada carcaça foi submetido ao teste de sensibilidade antimicrobiana, sendo todos sensíveis à vancomicina, ampicilina e teicoplanina. Entretanto, resistência à eritromicina (81,8%), ciprofloxacina (44,4%), tetraciclina (43%), estreptomicina em alta concentração (21%), cloranfenicol (14,5%) e gentamicina em alta concentração (10,3%) foi encontrada. Com este resultado conclui-se que há presença de Enterococcus sp. com perfil de resistência frente a antimicrobianos utilizados na terapêutica humana e animal em carcaças suínas no pré-resfriamento.


Palavras-chave:  Enterococcus, Resistência antimicrobiana, Suíno