XXI ALAM
Resumo:1334-2


Poster (Painel)
1334-2Salmonella sp. em suínos abatidos no sul do Brasil: ocorrência, suscetibilidade a antimicrobianos e caracterização de genes de resistência em isolados multirresistentes
Autores:Graciela Volz Lopes (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Caroline Pissetti (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Gabriela Orosco Werlang (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Jalusa Deon Kich (EMBRAPA - Embrapa Suínos e Aves) ; Marisa Cardoso (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Salmonella é reconhecida como importante patógeno zoonótico, estando entre as principais causas de doenças de origem alimentar em humanos. Nos últimos anos, observa-se a rápida emergência de cepas de Salmonella multirresistentes na cadeia produtiva de suínos, que podem vir a ser veiculadas ao homem através do consumo de carne suína. O objetivo do trabalho foi determinar a ocorrência de Salmonella em suínos abatidos em três matadouros no sul do Brasil, determinar o perfil de suscetibilidade a agentes antimicrobianos, bem como caracterizar os genes responsáveis pelos fenótipos de resistência encontrados. Um total de 270 amostras, colhidas de ambiente de espera pré-abate e carcaças na etapa de pré-resfriamento, entre junho de 2010 e março de 2011, foram submetidas ao isolamento de Salmonella de acordo o protocolo da ISO6579. Para a determinação da suscetibilidade a agentes antimicrobianos foi utilizado o método de disco-difusão de acordo com a recomendação do “Clinical and Laboratory Standards Institute” (CLSI). Genes de resistência foram investigados pela técnica da Reação em Cadeia da Polimerase, utilizando oligonucleotídeos iniciadores específicos para cada gene de interesse. No total de amostras analisadas, 84 foram positivas para Salmonella, distribuídas da seguinte forma: 83,3% (15/18) do pré-abate e 27,4% (69/252) de carcaças. De 94 isolados submetidos ao teste de disco-difusão, 11 (11,9%) foram sensíveis a todos 12 antimicrobianos testados, 83 (90,2%) foram resistentes a pelo menos um antimicrobiano e 37 (40,2%) foram resistentes a quatro ou mais (multirresistentes). Um total de 24 diferentes perfis de resistência foi observado; o perfil trimetoprima-tetraciclina-sulfonamida-ácido nalidíxico-ampicilina foi o mais prevalente. Os genes de resistência detectados foram sul1, sul2 e sul3 (sulfonamidas), aadA1 (estreptomicina/espectinomicina), strA (estreptomicina), aphA1 (canamicina), tet(A) e tet(B) (tetraciclina/minociclina), bla-TEM (ampicilina), catA (cloranfenicol), floR (cloranfenicol/florfenicol). Integrons de classe 1 foram identificados em 32,4% (12/37) dos isolados. Com o resultado conclui-se que há elevada ocorrência de Salmonella em matadouros de suínos e que muitos isolados apresentam perfil de multirresistência á antimicrobianos, fato que pode ser um risco adicional para a inocuidade dos alimentos.


Palavras-chave:  Doenças transmitidas por alimento, Resistência antimicrobiana, Suíno