XXI ALAM
Resumo:1333-1


Poster (Painel)
1333-1Investigação de bactérias provenientes da composteira da Fundação Parque Zoológico de São Paulo com a capacidade de acumular polihidroxialcanoatos de cadeia média.
Autores:Vitor Baptista Ferrari (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Rafael Costa Santos Rocha (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Bruna Nunes Buscariollo (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Leonardo Jun Otuyama (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Marilia Tâmisa Araúju Quintino (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Patrícia Locosque Ramos (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; João Batista Cruz (FPZSP - Fundação Parque Zoológico São Paulo) ; Luis Juliano (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; José Gregório Cabrera Gomez (USP - Universidade de São Paulo) ; Alyne Marrem (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Suzan Pantaroto Vasconcellos (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo / FPZSP - Fundação Parque Zoológico São Paulo)

Resumo

Polihidroxialcanoatos (PHAs) são biopolímeros produzidos por bactérias sob a forma de grânulos intracelulares de reserva de carbono e energia. Além de serem apontados como potenciais substituintes dos polímeros petroquímicos, os PHAs são biocompatíveis e produzidos a partir de matérias-primas renováveis. Como condição básica para o acúmulo destes polímeros, destaca-se a limitação de um nutriente essencial ao crescimento e o excesso de uma fonte de carbono. Os PHAs são classificados em dois grupos conforme ao número de carbonos, sendo PHAscl - polímeros de cadeia curta - e PHAmcl - polímeros de cadeia média. A prospecção de micro-organismos produtores de polihidroxialcanoatos vem recebendo especial atenção no sentido de tornar este bioproduto competitivo comercialmente empregando fontes de carbono de baixo custo. A Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP) estabeleceu um processo de compostagem contendo excrementos de animais, restos de alimentos e podas de árvores. Considerando a diversidade de animais e a riqueza da Mata Atlântica presente na FPZSP, a investigação da diversidade microbiana da composteira torna-se uma importante ferramenta na busca por isolados bacterianos com potencial biotecnológico, especialmente na produção de polihidroxialcanoatos de cadeia média. Empregando diferentes meios de cultivo, foram obtidos 540 isolados bacterianos. Estes isolados foram triados utilizando método qualitativo com corante Sudan Black B. Os isolados que se apresentaram com potencial para a produção de PHAmcl, foram cultivados em meio líquido contendo ácido octanóico e posteriormente determinada a concentração celular e formação de PHAs. Os experimentos foram conduzidos em frascos agitados (150 rpm, 72h e 30ºC) e 49 isolados bacterianos foram analisados. Os isolados de maior destaque em relação à formação de PHAmcl foram o FPZSP 498, FPZSP 514, FPZSP 535 e FPZSP 439, produzindo respectivamente 13,7%, 15,35%, 15,16% e 10% de PHA. Para todos os isolados foram obtidas, predominantemente, diferentes concentrações do monômero hidroxioctanoato (valores entre 60 e 83,6%). A maior concentração de biomassa foi apresentada pelo isolado FPZSP 439 (1,5 g/l). Como conclusão preliminar tem-se a evidência sobre o potencial das bactérias investigadas a partir da Fundação Parque Zoológico do Estado de São Paulo, quanto à produção de polihidroxialcanoatos de cadeia média.


Palavras-chave:  Ácido octanóico, Biopolímeros, Biotecnologia, Compostagem, Polihidroxialcanoatos