XXI ALAM
Resumo:1326-1


Poster (Painel)
1326-1Avaliação da Susceptibilidade in vitro e produção de Metallo-betalactamase em Pseudomonas aeruginosa isoladas de animais domésticos atendidos no Hospital Veterinário da UFCG-Campus de Patos, Paraíba
Autores:Rodrigo Antônio Torres Matos (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Rodrigo de Souza Mendes (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Felicio Garino Júnior (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Layze Cilmara Alves da Silva (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Lisanka Angelo Maia (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Eldinê Gomes de Miranda Neto (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande)

Resumo

Pseudomonas é uma bactéria gram-negativa, comumente envolvida na etiologia de infecções hospitalares em humanos e animais. Esses microrganismos têm distribuição mundial e são encontrados na água, solo e vegetais. São envolvidos em infecções respiratórias, oculares e auriculares de animais domésticos, podendo ocasionar também problemas de mastite e endometrite. Foi objetivo desste trabalhos avaliar a ssusceptibilidade in vitro aos antimicrobianos e verificar a produção de metallo- betalactamase em Pseudomonas aeruginosa isoladas de casos clínicos em animais domésticos. No período de janeiro de 2010 a maio de 2012, foram isolados 15 amostras de Pseudomonas aeruginosa de diferentes afecções no Hospital Veterinário-UFCG-Paraíba. Em todos os isolados foram realizados o teste de susceptibilidade in vitro para 17 diferentes antimicrobianos, utilizando o teste de disco difusão pelo método de Kirby-Bauer e produção de metallo-betalactamase pelo método preconizado pelo CLSI. Todas as estirpes apresentaram múltipla resistência para 7 ou mais antimicrobianos testados. Os maiores indices de resistência observados foram para tetacliclina (100%), ampicilina, amoxicilina/ ac. clavulânico, cefalexina, cefalotina e ceftiofur (93,33%). Os maiores índices de sensibilidade foram para ticarcilina/ ácido clavulânico (100%), norfloxacina e imipinem (93,33%), polimixina B (86,67%) e amicacina (80%). Das 15 estirpes de Pseudomonas aeruginosa avaliadas, 100% foram positivas ao teste fenotípico para produção de metallo-betalacmases. Devido à elevada incidência de estirpes multirresistentes e produtoras de metallo-betalactamases, se faz necessário o monitoramento através de testes fenotípicos para verificar a resistência desses micro-organismos frente aos antimicrobianos em Medicina Veterinária.


Palavras-chave:  Pseudomonas, múltipla resistência, metallo-betalactamase, Medicina Veterinária