XXI ALAM
Resumo:1321-1


Poster (Painel)
1321-1Avaliação quanto as características fenotípicas e formação de biofilme em cepas de Salmonella ser. Enteritidis irradiadas
Autores:Elizabeth Cristina dos Praseres Rodrigues (IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz) ; Marcia Lima Festivo (IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz) ; Esther Helena Rondon Barreto Prado (IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz) ; Dalia dos Praseres Rodrigues (IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz) ; Norma dos Santos Lazaro (IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz)

Resumo

Salmonella enterica ser. Enteritidis, emergente em ovos, tem ocasionado crescente preocupação quanto a segurança alimentar, onde a contaminação ocorre desde a formação até o processamento para consumo, tendo levado ao desenvolvimento de diferentes processos de esterilização, incluindo a irradiação gama. Considerando a capacidade dos micro-organismos para produzir fenótipos diferentes de acordo com o ambiente, objetivou-se avaliar as alterações fenotípicas (metabólicas, lisotípicas e de suscetibilidade antimicrobiana) e capacidade de produzir biofilme entre cepas de Salmonella ser. Enteritidis e suas subculturas recuperadas de ovos SPF inoculados experimentalmente e submetidos a irradiação gama. Foram selecionadas, 10 cepas com perfil de resistência a cefalosporinas e/ou quinolonas e suas respectivas subculturas (25) resultantes de irradiação (1,0; 1,5; 3,0; 5,0 e 10 kGy). Os resultados revelaram produção de biofilme em diferentes graus, em seis das 10 cepas não irradiadas (originais) e em 20 das 25 subculturas, incluindo a produção de biofilme em isolados recuperados pós-irradiação em três cepas originalmente negativas, entre as quais uma cepa com resistência somente até 1,0 kGy como forte produtora. Entre as alterações fenotípicas, foi observada a fermentação da lactose em três subculturas, não utilização do citrato em duas, ausência de produção de sulfeto de hidrogênio (1) e incapacidade de descarboxilação da lisina (3), além da conversão fágica (PT4 para PT12) em uma cepa resistente a 5 kGy. A análise da resistência antimicrobiana revelou conversão RàS para as cefalosporinas em cinco das 20 subculturas produtoras de biofilme. Este mesmo tipo de conversão foi evidenciado para fluoroquinolonas em seis das subculturas. No computo geral não foi evidenciada correlação entre as alterações metabólicas, lisotípicas e de resistência antimicrobaina com a capacidade de produção de biofilme nas cepas irradiadas. Tais resultados sugerem respostas diferenciadas à radiação ionizante, como estratégias para superar condições desfavoráveis dificultando as ações de controle, além de aumentar os riscos à saúde pública.


Palavras-chave:   Salmonella ser.Enteritidis,, biofilme,, caracteristicas fenotípicas, resistência antimicrobiana, Ovos