XXI ALAM
Resumo:1317-1


Poster (Painel)
1317-1ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE SUPERFÍCIES DE BANHEIRAS E LENÇÓIS ESTENDIDOS DE CAMAS DE MOTÉIS DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL – PR
Autores:Grasiele Mattei Ise (UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE) ; Franciele Cristiana Spinelli (UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE) ; Raphael Sahd (UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE)

Resumo

Introdução: Os motéis brasileiros são utilizados principalmente por casais de diversas faixas etárias e opções sexuais para encontros amorosos reservados. Devido ao grande fluxo e rotatividade esses estabelecimentos merecem uma atenção especial quanto à prevenção à patologias que podem ali serem transmitidas. Desta forma acredita-se que uma análise microbiológica das superfícies dos lençóis estendidos e das banheiras possa demonstrar que estes dois locais servem como fômites de microorganismos. Materiais e Métodos: Entre abril a junho de 2011, foi realizada coleta (em duplicata) de amostras de lençóis estendidos e banheiras de 10 motéis, no Município de Cascavel-PR. Os estabelecimentos foram selecionados aleatoriamente privilegiando aqueles que oferecessem pelo menos um apartamento com banheira. A coleta ocorreu de acordo com o protocolo desenvolvido pelo Laboratório de Microbiologia da Universidade de Passo Fundo. Para as coletas utilizou-se swab estéril juntamente com meio de transporte Stuart (Stuart Transport Medium Base), posteriormente as amostras foram encaminhadas para o laboratório de Análises Clínicas da Universidade Paranaense. As amostras foram enriquecidas com meio BHI (Brain Hearth Infusion) e incubadas a 35ºC ± 1°C por 24 horas. Após foram semeadas em duplicata em triplacas de Ágar Sangue, CLED (Cistina-Lactose-Eletrolito-Deficiente) e Ágar MacConkey. Após a semeadura e incubação por 24 horas a 35ºC ± 1ºC, foram realizados testes e provas bioquímicas para isolamento e identificação de todos os microorganismos desenvolvidos. Resultados: Na presente análise microbiológica do total de 20 amostras 18 delas apresentaram crescimento bacteriano sendo eles: Staphylococcus saprophyticus; Shigella spp; Salmonella spp; Arizona; Serratia spp; Enterobacter spp; Klebsiella spp; Edwarsiella spp; Escherichia coli spp; Pseudomonas aeruginosa. Conclusão: Constatou-se a presença de contaminação na superfície dos lençóis estendidos e das banheiras dos motéis, o Staphylococcus saprophyticus, foi o microorganismo de maior prevalência nas amostras dos lençóis estendidos, já nas amostras coletadas em banheiras, o Enterobacter spp apresentou maior prevalência. Reforçando, assim que, locais aparentemente limpos possibilitam a disseminação de patógenos.


Palavras-chave:  Bactérias, Contaminação, Motéis