XXI ALAM
Resumo:1316-2


Poster (Painel)
1316-2AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE MICOTOXINAS POR Aspergillus spp. utilizando TÉCNICAS RÁPIDAS DE DETECÇÃO VISUAL DIRETA
Autores:Milena Fernandes da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Polyanna Nunes Herculano (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Tatiana Souza Porto (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco / UAG-UFRPE - Unidade Acadêmica de Garanhuns) ; Celso de Amorim Camara (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Ana Lúcia Figueiredo Porto (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

As micotoxinas são metabólitos secundários tóxicos produzidos por espécies de fungos dentro e na superfície dos alimentos, que uma vez ingeridos são capazes de causar perigas doenças, tais como aflatoxicose e vários tipos de câncer, em particular câncer de fígado, em seres humanos e animais. Os principais grupos destes fungos toxigênicos de preocupação em todo o mundo pertencem aos gêneros Aspergillus (Aflatoxinas B1, B2, G1, G2, ocratoxina A e patulina), Fusarium e Penicillium. Diversos métodos para a rápida detecção de fungos micotoxigênicos vêm sendo desenvolvidos, nestas técnicas os fungos produtores de micotoxinas podem ser detectados pela visualização direta. O objetivo deste estudo foi avaliar qualitativamente o potencial micotoxigênico para produção de aflotoxinas por Arpegillus spp. da coleção de culturas URM/UFPE a partir de técnicas rápidas de detecção visual direta. Dezenove cepas de Aspergillus spp. em meio de cultura foi avaliado quanto sua capacidade em produzir aflotoxina utilizando as técnicas de fluorescência usando o meio MAC (Meio Agar Coco), o qual foi observado um anel fluorescente azulado sob luz ultravioleta (365 nm); e a de vapor amônia que utiliza o meio YES (Meio Ágar com extrato de levedura e sacarose) e o MAC. A mudança e intensidade da cor rosa no reverso da colônia após contato com vapor de amônia foi utilizada para determinar a toxicidade ou não dos isolados. Nenhuma mudança de cor ocorreu nos isolados não tóxicos. Dos 19 fungos analisados para o meio MAC, 14 indicaram ser potenciais produtores de aflotoxina, através da formação de um halo fluorescente azulado. Para a técnica de vapor de amônia, para o meio YES, dos 19 fungos analisados, 4 isolados foram encontrados altamente toxigênicos com desenvolvimento de cor rosado forte, enquanto 1 isolado foi moderadamente toxigênico e 6 levemente toxigênicos. Para as placas contendo meio MAC, dos 19 isolados estudados, 11 foram considerados produtores tendo intensidade de cor rosado fraco, moderado e forte, indicando cepas com potencial capacidade produtora de aflotoxina. Entre todos os isolados testados para ambos os meios YES e MAC, apenas os A. tamarii URM3266, A. niger URM3856, A. aculeatus URM4953, A. phoenicis URM4924, A. japonicus URM5620, A. oryzae URM5638 e A. niger URM5838 foram encontrados não-toxigênicos, por não apresentarem nenhuma mudança de cor pelo teste de vapor amônia. Estes dados demonstram que as técnicas rápidas para detecção de micotoxinas são indicadores úteis que facilitam um screening inicial de um número elevado de isolados para a identificação de potenciais produtores micotoxigênicos.


Palavras-chave:  Aspergillus, Detecção, Meios de Cultura, Micotoxinas, Técnicas rápidas