XXI ALAM
Resumo:1306-1


Poster (Painel)
1306-1Estudo da microbiota e identificação de microrganismo potencialmente celulolíticos e/ou xilanolíticos em sistema de manejo de dejetos da bovinocultura leiteira
Autores:Camila Brandas dos Reis (CNPGL - Embrapa Gado de Leite / CESJF - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora / FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais) ; Raul Paes Xavier Lopes (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Renata da Costa Barros Silva (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / CNPGL - Embrapa Gado de Leite / CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ; Juliana Alves Resende (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / CNPGL - Embrapa Gado de Leite) ; Marlice Teixeira Ribeiro (CNPGL - Embrapa Gado de Leite) ; Junior César Fernandes (CNPGL - Embrapa Gado de Leite) ; Jailton da Costa Carneiro (CNPGL - Embrapa Gado de Leite) ; Marcelo Henrique Otenio (CNPGL - Embrapa Gado de Leite)

Resumo

Na Embrapa Gado de Leite a limpeza dos estábulos é feita pela reutilização do efluente, que apresenta alta concentração de material lignocelulósico. O objetivo deste trabalho foi estudar a microbiota presente neste efluente, prospectando e identificando microrganismos potencialmente degradadores desta matéria. A fermentação foi feita em biorreator alimentado com 500mL de substrato (sem partículas sólidas) e 5mL de inóculo (com partículas sólidas), com o efluente contendo diferentes concentrações de celulose (0%, 0,5%, 1%, 1,5% e 2%). Amostras foram coletadas em diferentes tempos e alíquotas (0,1mL) foram semeadas nos meios Violet Red Bile Agar (VRBA), Plate Count Agar (PCA) e no meio mínimo de HAAS. Após o crescimento, foi realizada a contagem para construção das curvas de crescimento e a seleção de colônias. Os isolados foram avaliados quanto ao potencial em hidrolisar carboximetilcelulose (CMC) e xilana, aplicando-se o vermelho congo 0,1%. Os bastonetes Gram negativos (BGN) foram avaliados quanto a motilidade (Agar SIM) e habilidade presuntiva em fermentar lactose, sacarose e glicose (Agar TSI). Para identificação específica dos BGN fermentadores foi utilizado os sistemas comerciais Bactray I e II, e para os BGN não fermentadores o RapID NF Plus. Observou-se um aumento no número UFC em ambos os meios (PCA e VRBA) quando o substrato foi suplementado com 2% de celulose. Foram isoladas 30 linhagens (10 bacilos Gram positivos, 11 bacilos Gram negativos, 6 cocos Gram positivos e 3 leveduras). Quanto a motilidade 9 isolados foram móveis e 18 não móveis. Na avaliação presuntiva dos BGN pelo ágar TSI, 10 linhagens foram não-fermentadoras e uma fermentadora. Os BGN não fermentadores foram identificados como: C. acidovans (4), C. testosteroni (1), P. alcaligenes (3), P. aeruginosa (1) e M. atlantae (1). O BGN fermentador foi identificado como Citrobacter koseri e apresentou atividade degradativa tanto para celulase quanto para xilanase. Um microrganismo apresentou atividade xilanolítica. O presente estudo demonstra que no efluente de lavagem de pisos da criação bovina, é possível encontrar microrganismo que degradam celulose e/ou xilana. O ganho tecnológico esta na facilidade de produção de enzimas (organismos mesofilos e aerobiose) para produção de etanol de segunda geração. Apoio: CAPES, CNPq, FAPEMIG e EMBRAPA.


Palavras-chave:  Biotecnologia, celulase, celulose, efluente, xilana