XXI ALAM
Resumo:1303-3


Poster (Painel)
1303-3Avaliação das condições higiênico-sanitárias de propriedades de pequenos produtores de leite de cabra em um assentamento no município de Mossoró-RN
Autores:Cristiane Ribeiro Lucas Amorim (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Carolina Barbosa Carvalho (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Juliana Maria Costa Silva (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Anna Jacinta Dantas de Medeiros (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Ingrid Anajja Galvão Nogueira (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Francisco Arnaldo Viana (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Jaécio Carlos Diniz (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Simone Alves Serafim (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Genevile Carife Bergamo (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Nilza Dutra Alves (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Sthenia Santos Albano Amóra (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Francisco Marlon Carneiro Feijó (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido)

Resumo

Em razão de sua importância econômica e social, de modo particular para os estados do Nordeste, a caprinocultura requer atenção cuidadosa para que possa desenvolver-se como atividade produtiva de mercado. Considerando os aspectos sanitários na criação destes animais, a ocorrência de ectoparasitoses e verminoses, e de doenças como linfadenide caseosa, pododermatite, mastite, raiva e clostridiose, bem como os altos índices de mortalidade são fatores que limitam o desenvolvimento da atividade. Objetivou-se neste trabalho avaliar as condições higiênico-sanitárias de propriedades de pequenos produtores de leite de cabra de um assentamento. Foram visitadas as quatro propriedades do assentamento de Cordão de Sombra, no município de Mossoró-RN entre abril e julho de 2012. As coletas foram realizadas através de material estéril de suabes das mãos dos ordenhadores e do bebedouro dos animais para identificação de bactérias mesófilas e, de aproximadamente 50 ml de leite e da água utilizada na ordenha para a identificação de coliformes totais e termotolerantes. Após feitas diluições 10-1 a 10-5 das amostras de suabes, retirou-se 0,1 mL para placas com Ágar Plate, em triplicata, levadas a estufa bacteriológica a 37°C durante 24 horas. As placas que apresentaram crescimento bacteriano foram semeadas em caldo BHI. A identificação dos microrganismos foi realizada de acordo com a citologia das bactérias, por meio da coloração de Gram e provas bioquímicas. A identificação de coliformes totais e termotolerantes foi realizada através do método de tubos seriados, determinando-se o Número Mais Provável (NMP) de acordo com a tabela adequada às diluições utilizadas. A mais frequente bactéria mesófila identificada foi a espécie Rhotia spp.; Para o grupo de enterobactérias, todas as leituras realizadas foram negativas para as amostras de leite, enquanto para as de água, evidenciaram coliformes totais com NMP variando de 30 a 1600/100 mL, e coliformes termotolerantes com NMP variando de 13 a 1600/100 mL. A espécie Escherichi coli foi identificada na água, o que reforça a precariedade nas condições higiênico-sanitárias, onde o responsável pela ordenha pode se mostrar como fonte de contaminação para os animais e, consequentemente para o leite. Conclui-se que as propriedades de pequenos produtores do assentamento estudado devem receber orientação sobre boas práticas de ordenha higiênica.


Palavras-chave:  E. coli, Condição higiênico-sanitárias, Mesófilas, Caprinos