XXI ALAM
Resumo:1303-1


Poster (Painel)
1303-1Ação do Nim (Azadirachta indica) e própolis no sobre bactérias causadoras de otite em cães (Canis familiares), aplicando a técnica difusão em poço
Autores:Carolina Barbosa Carvalho (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Klívio Loreno Raulino Tomaz (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Juliana Maria Costa Silva (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Nilza Dutra Alves (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Sthenia Santos Albano Amóra (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Anna Jacinta Dantas de Medeiros (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Francisco Marlon Carneiro Feijó (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido)

Resumo

O aumento dos microrganismos resistentes às substâncias convencionais por seu uso indiscriminado fez com que vários extratos de plantas e substâncias medicinais sejam testados com a finalidade de procurar novos compostos com atividade antimicrobiana reconhecida. Assim, temos como objetivo avaliar o extrato de nim (Azadirachta indica) e o própolis sobre bactérias causadoras de otite de cães (Canis familiares) utilizando a técnica de difusão em poço. Durante os meses de agosto de 2010 a junho de 2011 foram colhidas amostras de cães com otite através de um suabes estéris, semeadas em meios de cultura bacteriológica e levadas à estufa bacteriológica a 37°C por 24 horas. As amostras que apresentavam crescimento a identificação das bactérias foi realizada de acordo com a citologia, por meio da coloração de Gram e provas bioquímicas. Os antibiogramas foram realizados, em triplicata, com os extratos, os controles positivos (iodo puro e gentamicina) e controles negativo (álcool de cereais e água destilada). A determinação da eficiência dos produtos foi avaliada através da medição dos halos e os dados pelo teste do Qui-quadrado. As bactérias isoladas foram Proteus vulgaris, Corynebacterium sp., Bacillus sp., Staphylococcus sp., Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Enterococcus sp., Micrococcus sp. Destes com maior frequência fora Corynebacterium sp. e Staphylococcus sp. (X² = 7,82; g.l = 1; p < 0,05). Os dados observados destacam eficácia do extrato de Nim e própolis a 10, 20 e 30% para as bactérias Corynebacterium sp., Staphylococcus sp., Micrococcus sp.; ao Nim 10, 20, 30% e ao própolis 10 e 20% para E. coli; ao própolis 10, 20 e 30% para Bacillus sp.. Foi verificada a eficácia intermediária aos extratos a 10, 20 e 30% quanto às cepas de P. vulgaris; e ao própolis a 10, 20 e 30%, Bacillus sp. Resultados obtidos através da análise estatística não diferiram da gentamicina (p < 0,05). Das cepas adquiridas no estudo in vitro observou-se eficácia dos extratos de nim e própolis para as bactérias Corynebacterium sp., Staphylococcus sp., Micrococcus sp., Escherichia coli, Bacillus sp. e Proteus vulgaris apresentando-se como uma boa alternativa para agentes etiológicos bacterianos de otite canina.


Palavras-chave:  Naturais, Nim, Própolis, Tratamento