XXI ALAM
Resumo:1300-1


Prêmio
1300-1COMUNIDADE DE CIANOBACTÉRIAS PERIFÍTICAS DE AMBIENTES DE ÁGUA DOCE DA BAÍA ESPERANÇA, PENÍNSULA ANTÁRTICA, ANTÁRTICA
Autores:Emilly Shinkoda Morais (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Débora Machado Corrêa (UFV - Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

As cianobactérias desempenham um importante papel na colonização e produção primária em áreas livres de gelo na Antártica, constituindo o grupo de microrganismos fotossintetizantes de maior contribuição para a incorporação de carbono em ecossistemas terrestres e de água doce. O sucesso de Cyanobacteria em tais ambientes é atribuído, a fatores como tolerância a baixas temperaturas, à dessecação, ao congelamento e a elevadas doses de radiação ultravioleta, entre outros. Neste trabalho, a comunidade de cianobactérias perifíticas de ambientes terrestres e de água doce da Baía Esperança (63º 23’S, 56º 59’W), Península Antártica, Antártica, foi analisada a partir de 48 amostras provenientes de lagos, tanques e canais de degelo, coletadas durante o verão austral de 2010. As amostras foram analisadas em preparações a fresco ao microscópio ótico, sendo posteriormente enriquecidas em meio AA4 e mantidas em regime fotoautotrófico, à temperatura de 15°C. O isolamento das cianobactérias observadas foi realizado através das técnicas de diluição e micropipetagem e plaqueamento em meio sólido. A análise das amostras revelou 22 taxa pertencentes à Cyanobacteria, com dominância da Ordem Oscillatoriales (15 taxa) em termos de riqueza de espécies e abundância relativa. Os organismos de maior distribuição nas amostras são pertencentes aos gêneros Leptolyngbya, Phormidium, e Nostoc. Os canais de degelo foram considerados os ecótopos de maior riqueza amostrados. Dezesseis taxa, distribuídos nas ordens Oscillatoriales (7), Nostocales (7) e Chroococcales (2), foram isolados e mantidos em cultivo no Banco de Algas do Laboratório de Ficologia – DBV/UFV. Fatores como tolerância a dessecação e a ciclos de congelamento, além da produção de grande quantidade de hormogônios que aumentam a dispersão destes organismos no ambiente, podem justificar o sucesso de representantes da ordem Oscillatoriales no ambiente antártico. O constante aporte de nutrientes carreados pela água durante o verão austral faz dos canais de degelo nichos mais propícios a colonização por cianobactérias. Agência de fomento: CAPES/INCT da Criosfera.


Palavras-chave:  Antártica, Cianobactérias, Diversidade, Micro-organismos fotossintetizantes