XXI ALAM
Resumo:1296-1


Poster (Painel)
1296-1Comportamento de diferentes linhagens de Acidithiobacillus ferrooxidans na presença de íons cloreto e na biolixiviação da calcopirita
Autores:Stella Maris Firmino (UNESP - Universidade Estadual Paulista" Júlio de Mesquita Filho") ; Denise Bevilaqua (UNESP - Universidade Estadual Paulista" Júlio de Mesquita Filho")

Resumo

Ultimamente a indústria de mineração tem se deparado com diversos problemas tais como: aumento dos custos para a extração de minérios, preços baixos e instáveis no mercado internacional e a crescente preocupação com o impacto ambiental. Com os avanços biotecnológicos, o uso de bactérias como agente catalítico para a lixiviação de minérios de baixo teor tornou-se uma alternativa interessante para as mineradoras. A principal bactéria envolvida na biolixiviação é a Acidithiobacillus ferrooxidans, um micro-organismo quimiolitotrófico e acidofílico que obtêm energia através da oxidação de íons ferrosos e compostos reduzidos de enxofre. Este trabalho utilizou diferentes linhagens de A. ferrooxidans (AMF, SSP, S, PCE, PCEL, LR, SJ22, V3, CMV) da coleção pertencente ao laboratório de Biohidrometalurgia (IQ-UNESP) e a linhagem ATCC 23270. Essas linhagens foram adaptadas ao crescimento em calcopirita na presença de 100 mmol L-1 de cloreto, diminuindo gradualmente a concentração de Fe2+ e aumentando a porcentagem do sulfeto de cobre. Após testes de viabilidade positivos, foram realizados ensaios de biolixiviação em frascos agitados utilizando as linhagens adaptadas, na presença de 2,5% (m/v) de calcopirita e 50 mmol L-1 de íons cloreto. Foram monitorados os valores de pH e potencial de óxido-redução durante todo o tempo do ensaio. Para todas as condições foram realizados ensaios controles, na ausência de bactéria. Observou-se que os valores de pH para todas as linhagens e para o controle se elevaram a 2,5, após 2 dias de ensaio e novamente após 10 dias, sendo necessário a correção a 1,8, com H2SO4(1M). Nos ensaios de biolixiviação, todos os frascos inoculados apresentaram um potencial de óxido-redução bastante semelhante entre eles, em torno de 500 mV (Ag/AgCl), com exceção da linhagem AMF que foi inibida durante os 10 primeiros dias de ensaio (potencial máximo de 367 mV versus Ag/AgCl).


Palavras-chave:  calcopirita, cloreto, biolixiviação