XXI ALAM
Resumo:1290-3


Poster (Painel)
1290-3AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE RIZÓBIOS NATIVOS E RECOMENDADOS SOBRE O CRESCIMENTO E NODULAÇÃO DE MUDAS DE SABIÁ (Mimosa cesalpeniaefolia Benth)
Autores:Marisângela Viana Barbosa (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Carolina Etienne de Rosália de Silva Santos (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Ana Dolores Santiago de Freita (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Alexandre Tavares Rocha Tavares Rocha (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

A redução da biodiversidade e a degradação ambiental têm sido ocasionadas pela expansão da agricultura e uso incorreto do solo. E a busca pela sustentabilidade é uma das principais alternativas para garantir a sobrevivência das gerações futuras. Através de formas alternativas de cultivo mediante o sistema convencional, para tanto, tem sido utilizado espécies de leguminosas em Sistemas Agroflorestais SAFs. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da inoculação de rizóbios nativos e recomendados, sobre a formação de nódulos e crescimento de mudas de Sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.). O experimento foi conduzido em viveiro na UFRPE/UAST, utilizando sementes de Sabiá. As quais foram desinfetadas, submetidas à quebra de dormência com água a 70 ºC e inoculadas com rizóbios nativos e recomendadas, S1003 e a BR 3405 respectivamente. Semeadas 5 sementes em sacos de polietileno de cor preto de 20 x 12, contendo Argissolo vermelho Amarelo, cuja análise de solo apresentou pH 1:2,5 em água 7,21; P 380 Mg/dm3; Na+ 0,06 Cmolc/dm3; K+ 0,56 Cmolc/dm3; Ca+2 + Mg+2 4,40 Cmolc/dm3; Ca+2 2,85 Cmolc/dm3; Al+3 0. Realizando desbaste 10 dias após a germinação deixando uma planta por saco, o delineamento foi em blocos casualizados (DBC) com quatro repetições. As mudas foram mantidas em viveiro e molhadas diariamente durante quatro meses, sendo feitas avaliações destrutivas analisando a altura das plantas (AP), diâmetro do colo (DC), número de nódulos (NND), massa fresca parte aérea (MFPA), massa fresca raiz (MFR), massa seca parte aérea (MSPA), massa seca raiz (MSR), massa seca nódulos (MSN) e o Índice de Qualidade de Dickson (IQD). Os dados foram submetidos à análise de variância, utilizando o teste tukey a 5% de probabilidade. Foi observada que não houve influência das inoculações, para os parâmetros avaliados: AP, MFPA, MSPA e MSR. Evidenciando uma baixa nodulação podendo está relacionada a fatores intrínseco da espécie e a competitividade. Por outro lodo, apresentou efeito positivo da inoculação com os rizóbios nativos para o DC, MFR e qualidade das mudas IQD. Resultado que mostrou a influência dos rizóbios nativos sobre o crescimento das mudas de sabiá, e a importância do conhecimento dos fatores bióticos e abióticos sobre a interação microrganismo/planta. Para que venha tornar eficiente o uso da biotecnologia no crescimento vegetal.


Palavras-chave:  Leguminosas arbóreas, Inoculação, FBN, SAFs