XXI ALAM
Resumo:1289-1


Poster (Painel)
1289-1DESEMPENHO FERMENTATIVO DE DUAS ESTIRPES DE Saccharomyces cerevisiae EM MOSTO PRODUZIDO A PARTIR DE SORGO SACARINO
Autores:Igor dos Santos Masson (UNESP/FCAV - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) ; Aline Ferreira Silva (UNESP/FCAV - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) ; Rita de Cassia Vieira Macri (UNESP/FCAV - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) ; Juliana Pelegrini Roviero (UNESP/FCAV - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) ; Gustavo Henrique Gravatim Costa (UNESP/FCAV - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) ; Marcia Justino Rossini Mutton (UNESP/FCAV - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho)

Resumo

O sorgo sacarino possui grande potencial como matéria-prima para produção de bioetanol, por suas características, destacando-se: acúmulo de açúcares fermentescíveis nos colmos, ciclo cultural curto, propagação por sementes e possibilidade de mecanização no campo. Assim, caracteriza-se como uma alternativa viável de matéria-prima para ampliação do período da safra e produção de bioetanol. O presente trabalho objetivou avaliar o desempenho fermentativo de duas estirpes de leveduras em caldo de sorgo sacarino. O experimento foi instalado na FCAV/UNESP de Jaboticabal-SP e conduzido no Laboratório de Tecnologia do Açúcar e do Álcool do Departamento de Tecnologia. O delineamento experimental foi o em parcelas subdivididas, sendo o tratamento principal as estirpes de leveduras (CAT1 e FT858) e o tratamento secundário as fases da fermentação (pé-de-cuba, início e final). Utilizou-se caldo de sorgo sacarino do genótipo CVSW80007. O caldo extraído foi submetido ao processo de clarificação, sendo posteriormente, o Brix ajustado em 16º e o pH corrigido para 4,5, obtendo-se o mosto. Alíquotas de 250 mL foram submetidas à inoculação de leveduras selecionadas. Nas fases de pé-de-cuba, início e final do processo fermentativo determinou-se a viabilidade celular, brotamento e viabilidade de brotos; e determinou-se o teor de açúcares redutores residuais totais e acidez dos vinhos. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância (teste F), teste de comparação de médias (Tukey 5%). A estirpe FT858 apresentou desempenho fermentativo superior a estirpe CAT1 para viabilidade celular, viabilidade de brotos e índices de brotamentos. Quanto às fases da fermentação, houve diferença estatística significativa somente para o índice de brotamento, que apresentou ao final das fermentações maiores valores. Os resultados de ARRT diferiram-se estatisticamente, sendo que o tratamento em que se empregou a estirpe FT858 observou-se menores teores de açúcares residuais nos vinhos. Conclui-se que a estirpe FT858 apresentou melhor desempenho fermentativo, destacando-se como levedura fermentadora quando se utiliza sorgo sacarino.


Palavras-chave:  Bioetanol, Fermentação, Leveduras