XXI ALAM
Resumo:1288-1


Poster (Painel)
1288-1Investigação da produção de slime e enzimas hidrolíticas e susceptibilidade ao fluconazol de cepas de Trichosporon sp
Autores:Raquel Maria Lima Lemes (UNIFAL - MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Tamyris Fernanda Barbosa (UNIFAL - MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Dayane Alves Andrade (UNIFAL - MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Laila Lopes Lucas de Amorim (UNIFAL - MG - Universidade Federal de Alfenas)

Resumo

O gênero Trichosporon tem emergido como causador de micoses sistêmicas e sua recente classificação através da engenharia genética apontou seis espécies mais frequentemente isoladas. A necessidade da compreensão dos mecanismos de virulência de microrganismos emergentes conduziu vários estudos a investigar cepas de Trichosporon. Objetivou-se nesse estudo investigar a produção de exoenzimas e slime e o perfil de susceptibilidade ao fluconazol em amostras de Trichsporon mantidas no Banco de Microrganismos do Laboratório de Microbiologia Clínica da Faculdade de Farmácia da UNIFAL-MG. Neste estudo foram analisadas quatorze amostras deste gênero, sendo três padrão CBS e Candida albicans ATCC 10231 foi empregando como controle dos testes. As cepas padrão CBS foram T. asahii (CBS 24179), T. ovoides (CBS 7556) e T. asteroides (CBS 3481). Dentre as onze restantes, oito foram isoladas de materiais biológicos e três de sítio desconhecido, e dez cepas são de T. asahii e uma T. asteroides. Todas as amostras analisadas apresentam atividade moderada de fosfolipase e proteinase, inclusive a Candida albicans ATCC 10231. A produção de slime foi fraca em 9,09% das amostras, moderada em 63,63% e forte em 27,28%. Os três padrões CBS apresentaram atividade forte enquanto a Candida ATCC mostrou uma atividade moderada. O perfil de susceptibilidade foi testado frente ao fluconazol pelo método de difusão em disco, onde todas as cepas estudadas apresentaram-se sensíveis a este antifúngico. Estes dados compatibilizam com a literatura e conclui-se que o uso deste antifúngico para o tratamento da tricosporonose é eficaz, assim como os fatores de virulência testados revelam que o gênero Trichosporon os produz mesmo após longos períodos de armazenamento.


Palavras-chave:  Trichosporon spp., Exoenzimas, Slime, Perfil de susceptibilidade