XXI ALAM
Resumo:1287-1


Poster (Painel)
1287-1SUSCETIBILIDADE DE BACTÉRIAS MULTIRESISTENTES A EXTRATOS DE LIQUENS DA REGIÃO AMAZÔNIA
Autores:Rosian Marinho da Silva (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Roseane Bithencourt Tavares (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Antonia Benedita Rodrigues Vieira (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Sheyla Mara Ribeiro (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Um dos grandes desafios da terapia antimicrobiana é o combate a bactérias multiresistentes. Visando descobrir novas opções de tratamento para doenças causadas por essas bactérias que, cada vez mais, tornam-se resistentes aos antibióticos utilizados na clínica médica, foram testados extratos obtidos a partir de liquens da Região Amazônica, contra isolados de bactérias multiresistentes isoladas de pacientes internados em hospitais de Belém-PA. Extratos orgânicos foram obtidos a partir das espécies Cladonia substellata e Cladonia crispatulla, por sistema de esgotamento a frio, seguindo a série eluotrópica dos solventes éter, clorofórmio e acetona. A atividade antibacteriana dos extratos foi avaliada através do teste de difusão em meio sólido, contra isolados multiresistentes de Pseudomonas aeruginosa (3) e Staphylococcus aureus ORSA (1). Para comparação, foram testadas também cepas padrão de Pseudomonas aeruginosa ATCC 9027 e Staphylococcus aureus ATCC 6538. Suspensões bacterianas de 107 UFC/mL foram inoculadas em placas de Petri, contendo o meio Agar Mueller-Hinton. Após a inoculação, foram depositados discos de papel impregnados com 25 µL de cada extrato, na concentração de 5 mg/mL. Os resultados foram avaliados após 24 e 48 horas de crescimento bacteriano a 370C, mediante formação e dimensão dos halos de inibição em volta dos discos. Das 3 cepas de Pseudomonas aeruginosa testadas, uma apresentou sensibilidade a todos os extratos avaliados, com halos de inibição superiores ao do antibiótico comercial aplicado como referência, outra apresentou sensibilidade apenas ao extrato etéreo de Cladonia crispatulla e a terceira mostrou-se resistente a todos os extratos liquênicos e, inclusive, ao antibiótico comercial. A cepa de Staphylococcus aureus ORSA também apresentou sensibilidade aos extratos testados, com exceção do extrato acetônico de Cladonia substellata, porém com halos inferiores ao do antibiótico comercial. As cepas padrão de Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus apresentaram sensibilidade semelhante às cepas multiresistentes das respectivas espécies bacterianas. Os resultados demonstraram que os extratos liquênicos testados são promissores na inibição de bactérias multiresistentes. Estudos posteriores visam abranger um maior número de cepas resistentes a múltiplos antibióticos, bem como identificar os princípios ativos dos extratos testados.


Palavras-chave:  Bactérias multiresistentes, Extratos de liquens, Pseudomonas aeruginosa, Região Amazônica, Staphylococcus aureus