XXI ALAM
Resumo:1280-1


Poster (Painel)
1280-1AVALIAÇÃO IN VITRO DA EFICÁCIA DE 4 DIFERENTES DESINFETANTES COMERCIAIS FRENTE A 80 ESTIRPES DE Corynebacterium pseudotuberculosis ISOLADOS DE LINFADENITE CASEOSA
Autores:Layze Cilmara Alves da Silva (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE) ; Felicio Garino Júnior (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE) ; Rodrigo Antonio Torres Matos (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE) ; Danielle Aluska do Nascimento Pessoa (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE) ; Meire Maria da Silva Macêdo (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE) ; Leomyr Sângelo Alves da Silva (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE)

Resumo

O Corynebacterium pseudotuberculosis é um bastonete gram-positivo intracelular facultativo, causa uma doença crônica denominada linfadenite caseosa (LC) que afeta caprinos e ovinos, é caracterizada por abcedação dos nódulos linfáticos. In vitro, o C. pseudotuberculosis é sensível a uma série de antibióticos e produtos químicos. No entanto in vivo, devido a cápsula que se forma ao redor das lesões ocorre dificuldades quanto ao tratamento e controle da LC. Um tratamento convencionalmente utilizado da doença consiste na drenagem e cauterização química dos abscessos, utilizando-se soluções de desinfetantes, entretanto apesar de destruir uma larga variedade de microrganismos, altas concentrações desses causam desvantagens como irritação da derme nos animais. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito in vitro de 4 diferentes desinfetantes frente a 80 estirpes de C. pseudotuberculosis isolados de lifadenite caseosa. Foram testados: iodo (2%, 1% e 0,5%), hipoclorito de sódio (2,5%, 1,25% e 0,62 %), quaternário de amônia (0,68%, 0,34% e 0,17%), e clorexidine (0,5%, 0,25% e 0,125%). Todos os desinfetantes foram testados nos tempos de 5, 10, 15 e 20 minutos. Observou-se que 99,37% dos C. pseudotuberculosis foram sensíveis a clorexidine, 98,95% ao iodo, 97,28% ao quaternário de amônio e 96,24% foram sensíveis ao hipoclorito de sódio. O iodo, a clorexidine e quaternário de amônia apresentaram 100% de eficácia no tempo de 20’, sendo esse, o tempo apresentado como melhor para eliminação completa do agente in vitro, as concentrações iniciais dos desinfetantes também foram consideradas como mais eficazes no combate ao agente. O maior índice de resistência foi de 12,5% apresentado ao hipoclorito de sódio (0,62%) no tempo de 5’. Com base nos resultados do presente trabalho conclui-se que todos os desinfetantes testados apresentaram boa eficácia in vitro frente ao C. pseudotuberculosis, podendo ser esses indicados como tratamento alternativo da LC, no entanto cuidados devem ser tomados quanto ao uso desses in vivo, pois seu uso prolongado, e em altas concentrações podem causar injúrias aos animais.


Palavras-chave:  Bactéria, Caprinos, Linfadenite caseosa, Ovinos