XXI ALAM
Resumo:1275-3


Poster (Painel)
1275-3LEPTOSPIROSE: CASOS CONFIRMADOS DE ACORDO AO SEXO E IDADE NO ESTADO DA BAHIA NO PERÍODO DE 2007 A 2010 SEGUNDO O SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO – SINAN (2011)
Autores:Diógenes Cordeiro Mota (CPQGM / FIOCRUZ - BA - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz / Fundação Oswaldo Cruz / UNIJORGE - Centro Universitário Jorge Amado, Salvador - BA) ; Camila Magalhões Pigozzo (UNIJORGE - Centro Universitário Jorge Amado, Salvador - BA) ; Federico Costa (CPQGM / FIOCRUZ - BA - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz / Fundação Oswaldo Cruz / YALE UNIVERSITY - Yale University)

Resumo

Introdução: Na Bahia, a leptospirose configura-se como um grave problema de saúde pública, onde as condições socioambientais e a presença de animais errantes, e principalmente os sinantrópicos que servem como reservatórios no ambiente urbano, favorecem a elevada magnitude da doença com as altas taxas de letalidade. Na capital baiana, a enfermidade é considerada uma doença endêmica e sujeita a surtos epidêmicos durante a estação chuvosa do ano, acometendo principalmente as pessoas que vivem em áreas sem infraestrutura sanitária que no período de chuvas ocorrem enchentes, o que contribui com a disseminação da doença. Portanto, podemos dizer que a Bahia, em especial Salvador e Região Metropolitana apresentam o ambiente propício para a persistência, disseminação e manutenção da leptospirose no ambiente, fazendo com que aumente as ocorrências de surtos epidêmicos da doença. Objetivos: Quantificar os casos confirmados segundo sexo e idade dos indivíduos e, a letalidade da leptospirose no estado da Bahia, através dos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan. Metodologia: Os dados foram extraídos do banco disponibilizados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) do Ministério da Saúde do Brasil (2011), no período de 2007 a 2010. Para as análises estatísticas os dados foram tratados utilizado o EpiInfoTM 3.5.2. posteriormente com o SPSS Student 8.0 a partir do teste de ANOVA. Resultados e discussão: Na Bahia foram confirmados 586 casos de leptospirose, sendo que 95 desses casos foram a óbito. A taxa de letalidade foi de 16,2% dos casos confirmados no período. Entre os casos confirmados, as maiores frequências têm sido encontradas entre indivíduos na faixa etária de 20 a 59 anos (75,3%). Observa-se ainda, que existe maior frequência entre os indivíduos do sexo masculino e na faixa etária de 20 a 59 anos (83,8%) do que o sexo feminino (16,1), ainda que não exista uma predisposição de gênero ou idade para adquirir a leptospirose. Conclusão: A Bahia apresentou altas taxas de casos confirmados e de letalidade da leptospirose entre os anos de 2007 a 2010, existindo maior frequência entre os indivíduos do sexo masculino e na faixa etária de 20 a 59 anos.


Palavras-chave:  Leptospirose, Sinan Net, Faixa etária, Casos confirmados, Distribuição dos casos no Bahia.