XXI ALAM
Resumo:1262-3


Poster (Painel)
1262-3Atividade antifúngica de óleo essencial de plantas aromáticas frente a diferentes espécies de candida isoladas de pacientes portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA).
Autores:Cínthia da Silva Moura (UNIFENAS - Universidade José do Rosário Vellano) ; Erika Cristina Copque (UNIFENAS - Universidade José do Rosário Vellano) ; Juliana Martins Machado (UNIFENAS - Universidade José do Rosário Vellano) ; Melissa Graziele Morais (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei)

Resumo

Atividade antifúngica de óleo essencial de plantas aromáticas frente a diferentes espécies de candida isoladas de pacientes portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA). Moura, C. S.¹ ; Copque,E.C.¹; Morais, M. G. ²; Machado, J.M.¹. 1 Laboratório de Microbiologia, UNIFENAS, Campus de Divinópolis. 2 Laboratório de Fitoquímica e Produtos Naturais, Campus Dona Lindu, UFSJ, Divinópolis, MG. E-mail: cinthia.moura@unifenas.br A candidíase orofaríngea, causada principalmente por leveduras do gênero Candida, é a infecção fúngica mais comum entre os pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana, sendo um importante marcador da progressão da doença e preditivo para aumento da imunodepressão. Seu tratamento é realizado com antifúngicos tópicos ou sistêmicos, que são indicados empiricamente com base em dados clínicos. Devido à toxicidade e interação de alguns destes antifúngicos com anti-retrovirais utilizados no tratamento da AIDS, tem-se buscado terapias menos agressivas. Os produtos naturais tem se mostrado como uma opção alternativa no combate a diversos microrganismos devido apresentar alguns compostos como, por exemplo, óleo essencial, que possui características antimicrobianas. O objetivo do presente estudo foi determinar a ação inibitória dos óleos essenciais do Zingiber officinalle e do Citrus limonum frente a algumas leveduras do gênero Candida isoladas da cavidade oral de pacientes com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). A extração dos óleos essenciais foi realizada por hidrodestilação e os ensaios da atividade antifúngica foram realizados através técnica de difusão em disco (Kirby Bauer). O óleo essencial de Zingiberofficinalle demonstrou mais eficácia visto que os halos de inibição foram maiores em 76% das cepas ensaidas. Palavras-chave: atividade antimicrobiana, óleo essencial, Candida.


Palavras-chave:  atividade antimicrobiana, óleo essencial, Candida.