XXI ALAM
Resumo:1254-1


Poster (Painel)
1254-1CARACTERISTICAS FENOTIPICAS DE LEVEDURAS ISOLADAS DE SECREÇÃO VAGINAL PRESERVADAS SOB ÓLEO MINERAL PRESERVADAS NA MICOTECA-URM-UFPE
Autores:José Monteiro dos Santos Filho (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Michellângelo Nunes da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Maria José Lucena Ferreira (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Danilo Martins Roque Pereira (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Renan do Nascimento Barbosa (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Cristina Maria de Souza Motta (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Bruno Severo Gomes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

A morfotipagem de espécies de Candida é capaz de distinguir mais de 100 morfotipos. O código é simples e conveniente para expressar características morfológicas e pela sua simplicidade e reprodutividade, é um valioso instrumento para estudos epidemiológicos. A caracterização fenotípica permite avaliar macroscopicamente a forma como estes microrganismos comportam-se como um elemento constituinte da microbiota tópica bem como o mecanismo promotor de infecções e parâmetros morfológicos, sorológicos, biológicos e de sensibilidade antifúngica. O presente trabalho objetivou caracterizar leveduras isoladas de secreção vaginal como ferramenta epidemiológica para estabelecer a identidade e a relação das espécies através da morfotipagem. Utilizou-se 30 amostras de leveduras dos gêneros Candida, Rhodotorula, Trichosporon e Kloeckera, isoladas da secreção vaginal de mulheres grávidas e não grávidas atendidas no serviço público de saúde da Cidade de Paulista-PE. Todas as leveduras estão depositadas na Micoteca - URM, Departamento de Micologia da UFPE e autenticadas taxonomicamente de acordo com critérios clássicos com base em provas morfológicas e fisiológicas. A suspensão de leveduras obtida de colônias crescidas em Agar Sabouraud dextrose à temperatura ambiente (28°C ± 1°C) foi padronizada na escala 3 de MacFarland. Semeou-se a suspensão em de placas contendo Agar malte, mantidas à temperatura ambiente ( 28°C ± 1°C) por 10 dias. Após esse período avaliou-se os aspectos macromorfológicos das colônias (presença de franjas e características superficiais), aplicando a codificação de acordo com o modelo de tipificação, permitindo identificar 17 morfotipos diferentes, com predomínio dos morfotipos 000000 (distribuição, largura e textura da franja ausente, topografia da superfície da estria lisa, qualidade e profundidade ausente) e 524032 (distribuição da franja contínua na superfície, com largura menor ou igual a 2mm, textura delicada, topografia da superfície da estria lisa, com qualidade intermediária e profundidade plana e escassa). Devido a grande diversidade de amostras analisadas, foram identificados vários morfotipos em diferentes espécies e em condições fisiológicas e sintomáticas distintas. Os morfotipos apresentam diferenças significativas: a presença ou ausência de sintomas, sendo importantes para estudos epidemiológicos, terapêuticos e de variação morfológica.


Palavras-chave:  Fenotipagem, Leveduras, Secreção vaginal