XXI ALAM
Resumo:1246-1


Poster (Painel)
1246-1GENOTIPAGEM POR MEIO DE MARCADORES DE MICROSSATÉLITES DE Candida tropicalis OBTIDAS DA URINA DE PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS/MS
Autores:Bruno do Amaral Crispim (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Adriana Araújo de Almeida (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Quézia Moura da Silva (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Alexéia Barufatti Grisolia (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; Terezinha Inez Estivalet Svidzinski (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Kelly Mari Pires de Oliveira (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados)

Resumo

Candida tropicalis é uma levedura patogênica oportunista emergente em hospitais de todo o mundo, sendo considerada a segunda ou terceira espécie de Candida mais frequentemente isolada de culturas de urina. O presente estudo teve como objetivo caracterizar genotipicamente os isolados de C. tropicalis provenientes de urocultura de pacientes hospitalizados. Isolados de C. tropicalis, oriundos de casos de candidúria de pacientes internados, no período de junho de 2010 a junho de 2011, no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados foram utilizados para a avaliação genotípica. As leveduras foram isoladas por meio do método CHROMagar Candida® e identificadas fenotipicamente de acordo com métodos convencionais. Foram obtidos 15 isolados de C. tropicalis de casos de candidúria no período de estudo. A identificação das leveduras foi confirmada pela técnica de PCR espécie-específico, onde foram utilizados os oligonucleotídeos iniciadores CT e ITS4. Os produtos da amplificação da PCR espécie-específico (149 pb) confirmaram a identificação da espécie C. tropicalis de todos os isolados. A genotipagem foi realizada por meio de dois marcadores de microssatélites polimórficos URA3 e CT14. Os produtos da amplificação foram submetidos à eletroforese em gel de poliacrilamida a 8%. O número de alelos encontrados para os 15 isolados independentes foi de cinco em cada um dos locos URA3 e CT4. Estes alelos foram diferentemente associados e foram observadas 4 associações para o loco URA3 e 8 para o loco CT4. Quando combinados os dois marcadores foram observadas 9 associações, dentre estas os genótipos denominados D, E e H apresentaram 2, 5 e 2 isolados idênticos, respectivamente. O poder discriminatório, calculado pelo índice de diversidade de Simpson, foi de 0,37 para URA3 e 0,86 para CT4 enquanto o cálculo combinado para os dois marcadores resultou em 0,88. A análise dos marcadores microssatélites foi considerada discriminatória. Os resultados da avaliação genética possibilitaram observar genótipos semelhantes de C. tropicalis entre os casos de candidúria o que pode sugerir infecções de origem endógena e exógena. Os marcadores de microssatélite analisados foram eficientes para determinação dos genótipos dos isolados de C. tropicalis de casos de candidúria podendo ser ferramenta de grande utilidade para estudos epidemiológicos.


Palavras-chave:  Candidúria, PCR, Infecção, Marcadores Moleculares, Discriminação Alélica